Ahmadinejad já está na Venezuela
Mahmud Ahmadinejad foi recebido no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a norte de Caracas, pelo vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua.
Segundo a Agência Venezuelana de Notícias, Ahmadinejad chegou acompanhando de uma delegação composta, aproximadamente, por cem pessoas, entre as quais os ministros Ali Akbar Salehi (Negócios Estrangeiros), Shamsedin Hoseini (Economia), Mehdi Ghazanfari (Indústria, Comércio e Minas) e Majid Namju (Energia).
"O Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, honra-nos com a sua visita. Lá em Washington, virá um porta-voz do Departamento de Estado ou da Casa Branca dizer que não é conveniente que nenhum país se aproxime do Irão. Bom, isso é para rir", disse Hugo Chávez durante o seu programa dominical Aló Presidente, que retomou esta semana depois de sete meses de interrupção devido ao cancro.
A visita de Ahmadinejad realiza-se num momento em que as tensões entre Washington e Teerão se intensificam, depois de o Irão ter ameaçado bloquear o estreito de Ormuz - por onde transita cerca de 35 por cento do petróleo exportado para o mundo -, em resposta a sanções dos países ocidentais ao seu programa nuclear.