Agualusa aposta na rival coreana no Prémio Man Booker

É a primeira vez que um escritor de língua portuguesa chega tão longe no Prémio Man Booker, um dos mais importantes prémios literários.
Publicado a
Atualizado a

José Eduardo Agualusa já está em Londres desde ontem para participar esta noite no jantar onde vai ser anunciado o vencedor do Man Booker Prize International. O escritor aposta na sua colega coreana Han Kang, com o romance Vegetariana, como a vencedora do Prémio.

Pelo menos é isso que diz na sua página de Facebook: " [Han Kang é] ...A minha aposta para o The Man Booker International Prize, cujo vencedor será anunciado esta noite, em Londres. Um romance que a D. Quixote irá lançar ainda este ano em Portugal. Aos que estão a torcer pela Teoria Geral do Esquecimento o meu muito obrigado. Abraço a todos..."

Entre os concorrentes não faltam nomes bem mais sonoros: o Nobel Orhan Pamuk e a anónima mais bem sucedida das letras europeias dos últimos anos, Elena Ferrante. No ano passado, também Mia Couto ultrapassou várias etapas da seleção mas não chegou à short-list como é o caso de José Eduardo Agualusa.

Apesar do negativismo de Agualusa, os comentários ignoram a sua opinião e apostam que Teoria Geral do Esquecimento é um sério candidato a vencer o Prémio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt