Agências de notícias ameaçam boicotar Festival de Cannes
\t\t@page { margin: 2cm } \t\tP { margin-bottom: 0.21cm } \t
O boicote implica que não sejam divulgados nem imagens nem textos sobre a conferência de imprensa, mas a decisão de avançar com esta medida só será tomada quando se souberem mais pormenores sobre a intenção de alterar a gestão dos direitos de imagem durante o Festival de Cannes.
Em causa estão os limites impostos pela organização do festival para que as agências de notícias difundam imagens de vídeo apenas do início dos trabalhos e das conferências de imprensa.
Anunciada verbalmente pelos organizadores no final de março, a intenção é que as agências reduzam a cobertura de vídeo a 2 minutos por dia dos quais 30 segundos têm de ser das conferências de imprensa ou da evolução dos trabalhos.
Embora a decisão da organização do evento não seja ainda formal, foi já anunciado que os organizadores estabeleceram acordos de exclusividade com o canal pago Canal Plus e o operador de telecomunicações Orange para a retransmissão de imagens de uma série de momentos do certame como a chegada das estrelas e a sua passagem pelo tapete vermelho.
"Esperamos que os organizadores nos digam oficialmente se vão ser feitas restrições", explicou o director da Agende France Press (AFP), Philippe Massonet citado pela Efe, acrescentando que "se forem feitas, são inaceitáveis".
Questionado sobre se a retaliação acontecerá apenas na apresentação de quinta feira, Massonnet comentou apenas um "logo veremos".
A Reuters e a AP, no entanto, anunciaram já que boicotarão totalmente o festival (textos, fotografias e vídeo) caso não seja encontrado um acordo entre as partes.
O Festival de Cannes é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo e a sua 63ª edição decorre de 12 a 23 de Maio.