Agências de 'rating' dizem quando vão avaliar Portugal
A Moody's, que atribuiu à dívida soberana de Portugal um 'rating' de Ba3, com perspetiva ('outlook') estável, vai divulgar a sua análise de risco à dívida portuguesa na próxima semana, a 10 de janeiro, voltando a atualizar esta avaliação a 09 de maio e a 05 de setembro.
A Standard and Poor's, cuja nota atribuída a Portugal é BB, com perspetiva negativa, será a segunda agência a pronunciar-se, estando a primeira avaliação deste ano marcada para 17 de janeiro, a qual será revista a 09 de maio e a 07 de novembro.
A Fitch e a DBRS, por seu lado, vão emitir apenas dois relatórios sobre a dívida soberana de Portugal ao longo de 2014.
A Fitch, que atribuiu um 'rating' de BB+, com perspetiva negativa, à dívida de longo prazo de Portugal, vai atualizar a sua análise a 11 de abril e, depois, a 10 de outubro.
Já a DBRS, cuja nota a Portugal é BBB, com perspetiva negativa, vai publicar um novo relatório sobre a dívida portuguesa a 23 de maio e a 21 de novembro.
As agências de 'rating' passaram a ter de divulgar no final de cada ano o calendário para o ano seguinte, respeitando assim a diretiva 462/2013 da Comissão Europeia.
Esta diretiva determina que as atualizações dos 'ratings' soberanos sejam publicadas a uma sexta-feira e apenas depois do fecho do mercado, por forma a reduzir os riscos de volatilidade do mercado.
No entanto, as agências de notação financeira podem desviar-se das datas definidas e publicadas em dezembro de cada ano e para os 12 meses seguintes, desde que expliquem essa alteração e que isso não se torne frequente.