Afeganistão considera ilegal ida de presos para o Qatar

O governo afegão considerou hoje ilegal a transferência para o Qatar dos cinco prisioneiros de Guantanamo, em troca da libertação de um soldado norte-americano, e exigiu que sejam libertados imediatamente.
Publicado a
Atualizado a

"A administração norte-americana entregou cidadãos afegãos ao Qatar sem o acordo prévio do governo afegão, o que é contrário às regras internacionais", indicou o ministério dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, em comunicado.

Cabul "pede a libertação destes cidadãos para que possam, em conformidade com as leis internacionais em vigor, viver em liberdade", acrescentou.

Os cinco antigos responsáveis talibãs, considerados ainda influentes junto da rebelião, foram transferidos da base militar norte-americana de Guantanamo, em Cuba, numa troca pelo soldado dos Estados Unidos Bowe Bergdahl, capturado pelos talibãs a 30 de junho de 2009, na província de Paktika (sudeste).

Os cinco homens "vão ficar um ano no Qatar", indicou uma fonte do emirado, citada pela agência noticiosa francesa AFP, em resposta a uma pergunta sobre as garantias dadas a Washington relativamente à troca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt