Adolescente norte-americano morre por consumir demasiada cafeína
Um adolescente norte-americano morreu devido ao consumo excessivo de cafeína, segundo o relatório da autópsia. Davis Allen Cripe, um jovem de 16 anos da Carolina do Sul, sofreu um problema cardíaco que causou uma provável arritmia, anunciou o médico legista Gary Watts, numa conferência de imprensa esta segunda-feira.
O adolescente tinha consumido três bebidas com cafeína nas duas horas antes de morrer: um latte (café com espuma de leite), um refrigerante Mountain Dew e uma bebida energética. Sentiu-se mal durante a tarde, na escola, e foi declarado morto cerca de uma hora depois.
O médico que fez a autópsia não encontrou problemas cardíacos, nem drogas ou álcool no organismo do jovem. "Isto não foi uma overdose. Perdemos o Davis devido a uma substância totalmente legal. O nosso objetivo aqui hoje é dizer às pessoas, especialmente aos jovens nas escolas, que estas bebidas podem ser perigosas, e devem ser muito cuidadosos".
[artigo:4913965]
A Academia de Pediatras norte-americana recomenda que os adolescentes dos 12 aos 18 não devem consumir mais de 100 miligramas de cafeína por dia. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde alertou há alguns anos para o problema do elevado consumo de cafeína pelos jovens, na altura motivada pelo consumo de bebidas energéticas. A DGS considera que o início do consumo de cafeína deve ocorrer, preferencialmente, a partir dos 18 anos.
[artigo:1220727]