Acusado de ameaça à rainha o homem que entrou no castelo de Windsor com uma besta

Jaswant Singh Chail, de 20 anos, foi preso no dia de Natal quando invadiu a residência de Isabel II, alegadamente com o objetivo de a assassinar.
Publicado a
Atualizado a

O homem que no dia de Natal do ano passado foi detido por posse de uma besta no Castelo de Windsor foi acusado de ameaça à rainha Isabel II, anunciou esta terça-feira a polícia britânica.

Jaswant Singh Chail, de 20 anos, está a ser processado no âmbito do artigo 2º da "Lei de Traição" de 1842, que pune tentativas de "ferir, ou prejudicar, Sua Majestade", por ameaça de morte e por posse ilegal de armas, informou a Polícia Metropolitana em comunicado.

O homem, que se encontra detido, vai comparecer perante o Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, no dia 17 de agosto.

O jovem foi preso em 25 de dezembro, por volta das 8.30 horas, momentos depois de entrar no terreno do castelo. Chail foi depois internado num centro psiquiátrico. A polícia não informou sobre o seu estado psicológico.

O jornal The Sun publicou imagens de um vídeo supostamente divulgado na conta do Snapchat do suspeito minutos antes de ele entrar no complexo. Na gravação, o indivíduo é visto com uma besta e vestido com uma camisola preta com capuz. Atrás de uma máscara branca, é possível ouvi-lo dizer: "Sinto muito pelo que fiz e pelo que vou fazer. Vou tentar assassinar a rainha Isabel."

Nos últimos anos, Windsor tornou-se a residência principal de Isabel II. A monarca, de 96 anos, encontrava-se no castelo a passar o Natal, o primeiro desde a morte do marido Filipe, o Duque de Edimburgo. Com o ressurgimento da covid-19, a rainha havia desistido de viajar, como de costume, para a residência em Sandringham, no leste da Inglaterra.

As tentativas de invadir Windsor ou o Palácio de Buckingham, a residência habitual da rainha no coração de Londres, não são incomuns. O registo mais espetacular ocorreu em 1982, quando um homem de 30 anos, Michael Fagan, conseguiu entrar no quarto da rainha enquanto ela estava na cama.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt