Acordo para levantar sanções ao Irão... e voltar a impô-las

Há consenso entre EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha sobre comportamento futuro nas relações com Teerão.
Publicado a
Atualizado a

As negociações sobre o nuclear iraniano conheceram ontem um desenvolvimento importante como acordo alcançado entre os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha sobre a aplicação de sanções ao Irão, caso este não cumpra o que vier a ser estabelecido nas negociações sobre o seu programa nuclear.

As negociações sobre o nuclear iraniano, que já foram prolongadas, deverão concluir-se até 30 de junho, mas diplomatas ocidentais têm referido a possibilidade de prosseguirem ainda pelo mês de julho. No sábado, o secretário de Estado John Kerry encontrou-se com o seu homólogo iraniano, Javad Zarif, em Genebra, tendo este objetado a algumas das condições ocidentais, como as inspeções a bases militares que diz serem contrárias à defesa do interesse nacional. Teerão estaria, contudo, aberto a "acessos devidamente regulamentados" de peritos estrangeiros no quadro do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt