Acasalamento de pandas em filme

Publicado a
Atualizado a

Documentário. Não é a primeira vez que imagens de pandas são captadas enquanto estes cumprem os seus rituais de acasalamento. Mas aquelas que a BBC divulgou recentemente são, certamente, as mais completas até ao momento

Produção integra o programa da BBC 'Wild China'

O ritual de acasalamento dos pandas e todas as suas etapas, desde o exuberante início até ao final ruidoso, foi filmado na natureza para aquela que poderá ser uma estreia em televisão. A equipa de História Natural da BBC captou os momentos nas profundezas da floresta de bambu que rodeia as montanhas Qinling, na China.

As imagens mostram um panda macho enquanto luta contra a concorrência que quer cortejar a mesma parceira. A sequência, registada para o programa Wild China, da BBC2, ilustra uma série de comportamentos que são raramente captados num jardim zoológico. Entre estes contam-se os chamamentos ruidosos entre pandas que, afirma a produção, poderá levar alguns espectadores a lembrar-se de Chewbacca, uma personagem da saga Guerra das Estrelas que pertencia à espécie (de ficção) dos wookie. "É como encontrar uma série de Chewbaccas num pub enquanto armam uma cena de pancadaria", afirma o produtor de Wild China, Gavin Maxwell.

"Na maior parte do tempo, os pandas vivem sozinhos", explica. "É apenas na época de acasalamento que se juntam. E é nessa altura que provocam estas vocalizações extraordinárias", diz. Tratam-se de sons pouco habituais no reino animal e, confirma Gavin Maxwell, "são a última coisa que esperamos de um panda". Tudo se torna ainda mais complexo quando dois ou três machos estão perto de uma fêmea, altura em que "o ruído é, de facto, impressionante".

A maior dificuldade que a equipa da BBC encontrou para captar estas imagens foi descobrir e manter a posição e o local ideais para o objectivo em questão. Foram necessários meses de pesquisa, trabalho de reconhecimento do terreno e negociações com as autoridades chinesas. O registo da sequência de imagens precisou também de boas doses de paciência e sorte.

As montanhas Qinling estão rodeadas de ravinas e o crescimento de bambu é tão intensivo que torna o acesso às zonas habitadas por pandas muito difícil. Captar imagens é apenas mais um passo nesta complicada missão. A aproximação tem que ser feita de forma subtil, caso contrário os pandas fogem muito rapidamente. "Cada animal destes parece uma moto-quatro, que ultrapassa obstáculos com muita facilidade e é quase impossível de seguir", disse Gavin Maxwell.

Esta não é a primeira vez que o acasalamento entre pandas foi filmado mas é, provavelmente, o conjunto de imagens mais completo de sempre e que revela os pandas num ambiente que é menos conhecido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt