Abençoados sabores que nos fazem exclamar: "Mamma mia"!

Localizado na antiga casa do último rei de Itália, o Belvedere reabriu renovado e com uma carta com propostas do mar e da terra assinada pelo chef Luís Sousa.
Publicado a
Atualizado a

O restaurante Belvedere, localizado no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, reabriu as suas portas com um espaço renovado e uma nova carta que convida a experimentar a autêntica cozinha italiana.

Localizado na antiga casa do último rei de Itália, Humberto II, todo o conceito do restaurante foi pensado para respeitar a génese e a história do hotel, fundamentando-se na inspiração italiana e na elegância de um passado pautado pelos jantares na casa real.

"Nesse sentido, o ambiente foi concebido para refletir sofisticação e conforto, proporcionando uma experiência quase como uma viagem às villas italianas, pelo ecletismo de estéticas que refletem história, cultura e tradição", como explica ao DN Rogério Castanheira, diretor do Grande Real Villa Itália.

O espaço é intimista e harmoniza elementos clássicos arquitetónicos, arte e elementos naturais. A paleta de cores mantém a génese clássica, com tons neutros e quentes, pontuada com a exuberância dos veludos azuis inspirados na frente mar. "O biofilismo pretende não só transportar-nos para a sumptuosidade dos jardins italianos, mas também criar espaços de privacidade. A área exterior dá continuidade ao conceito, com um terraço clássico italiano e uma vista privilegiada para o mar", diz Rogério Castanheira.

"O serviço responde a estas mesmas premissas de sofisticação, personalização e descrição. É atencioso sem ser intrusivo, elegante, com toques como o ralar do queijo à mesa, a decantação clássica de vinhos e a explicação detalhada de cada prato", acrescenta o diretor do Grande Real Villa Itália.

E que distingue o Belvedere dos restantes restaurantes italianos?

"Para além de uma localização privilegiada, o Belvedere trabalha com produtos italianos de alta qualidade, fazendo produção própria de pão e massas e sendo genuinamente tradicional. Desde os ingredientes às receitas tradicionais, ao ambiente envolvente e ao serviço cuidado, o Belvedere distingue-se pela paixão que entrega a cada cliente", responde Rogério Castanheira.

A carta ambiciona ser uma viagem gastronómica por várias regiões, como a Toscana, de onde surge a inspiração para a Tagliata di manzo, Puglia, que nos traz a Burrata puglies, ou a Lombardia, através do Risoto alla milanese com coscia di anatra. É assinada por Luís Sousa, chef executivo do Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, especialista em cozinha mediterrânica pelo Culinary Institute of America. A carta divide-se entre o mar e a terra. As entradas prometem deixar água na boca como o Frito misto do mar, o Carpaccio de novilho e o Camarão tigre grelhado com alho negro e pesto de tomate seco com manjericão.

Para os fiéis adeptos de massa, são opções o Linguine com lavagante, o Rigatoni com bochecha de porco fumada e o Risoto carnaroli de espargos com vieira braseada e lima.

Do mar, destaca-se o Salmonete com funcho e molho de fígados, o Guisado de peixe e marisco à moda de Livorno e o Polvo frito com estragão e toranja.

Da terra, as opções passam pela Tagliata de novilho, o Carré de borrego com pistácios, a Costeleta de vitela milanesa e o Leitão assado. O acompanhamento fica à escolha do cliente, onde os Legumes grelhados com pesto, a Batata assada com taleggio e o Tagliollini trufado se destacam.

Quem preferir pratos vegetarianos, pode optar pela Lasanha de pesto, o Risoto de abóbora com gorgonzola e nozes ou as Almôndegas de ricotta e espinafres com molho de tomate.

Para os gulosos, a escolha também não é fácil: a Tarte de limão e merengue, a Panacota de baunilha e compota de ruibarbo, o Tiramisu e os sorvetes e gelados artesanais tornam difícil a opção. Na dúvida, o melhor será partilhar e ter presente que nem todos os dias são de ter cuidado com a silhueta.

Os vinhos também são escolhidos de várias regiões italianas e maioritariamente oriundos de produções mais pequenas, contribuindo para enriquecer a experiência gastronómica, através da criação de um perfect pairing com a comida. Quase todas as regiões demarcadas italianas de vinhos estão representadas, apresentando variedade e qualidade. O restaurante está aberto todos os dias a partir das 19h e o serviço de jantar funciona até às 23h.

Reservas: tel. [+351] 210 966 000.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt