Abdullah Abdullah pede suspensão de contagem de votos
Na passada segunda-feira já tinha culpado o chefe do secretariado da Comissão eleitoral, Zia-ul-Haq Amarkhail, da colocação de milhares de votos nas urnas na véspera das eleições, exigindo a sua demissão. Agora acusa também o Presidente afegão, Hamid Karzai, e o próprio rival nas eleições, Asharf Ghani, de envolvimento na fraude eleitoral.
Abdullah Abdullah venceu a primeira volta com 45% dos votos, seguido de Ashraf Ghani, ex-ministro das Finanças, com 31,6%. A contagem dos votos da segunda volta deverá prolongar-se por várias semanas, sendo que a divulgação dos resultados finais está marcada para 22 de julho. A partir de 2 de julho deverá iniciar-se o período para a apresentação de queixas à comissão.
O candidato concorreu também às presidenciais de 2009, tendo saído derrotado perdeu. Segundo a Lusa, já nessa altura Abdullah Abdullah afirmava existir fraude eleitoral, razão pela qual diz ter perdido nesse ano. Presidente desde 2003, Hamid Karzai, eleito por uma assembleia tradicional e reeleito cinco anos mais tarde numa eleição também marcada por acusações de fraude, atingiu já o número possível de mandatos.