A vida deles deu um filme... e no domingo pode dar um Óscar

Na contagem decrescente para a mais importante noite de Hollywood, conheça os 10 filmes baseados em histórias verídicas que estão nomeados. Os Óscares são no domingo.
Publicado a
Atualizado a

1. A Teoria de Tudo

Stephen Hawking, 72 anos, descobre ainda antes de completar o seu doutoramento que sofre de esclerose múltipla e casa-se pouco tempo depois. Deram-lhe dois anos de vida. A história contada no filme foi adaptada ao cinema por Anthony McCarten a partir da biografia escrita pela sua primeira mulher, Jane Wilde Hawking, e está nomeado nessa categoria (Melhor Argumento Adaptado). Também está na corrida para melhor filme e Eddie Redmayne, que interpreta o físico, é um dos candidatos à estatueta para Melhor Ator, tendo já vencido o Globo de Ouro. Está em cartaz desde 29 de janeiro.

[youtube:LUayjO_KgsQ]

A crítica de João Lopes: A Teoria de Tudo

2. Sniper Americano

Chris Kyle esteve por quatro vezes no Iraque e terá matado 160 pessoas, segundo a lista oficial da marinha norte-americana. A lista não oficial diz que o número pode passar os 200. Deixou os Seals em 2009 e em 2012 escreveu o livro que inspirou o realizador Clint Eastwood. Está entre os nomeados para Melhor Filme. Bradley Cooper, que interpreta Kyle, pode receber o galardão para Melhor Ator no domingo no Dolby Theatre de Los Angeles. O filme está nos cinemas de 22 de janeiro. Chris Kyle e um amigo foram mortos em 2012. Um amigo ex-militar que, alegadamente, sofre de stress pós-traumático.

[youtube:5bP1f_1o-zo]

3. Selma - A Marcha da Liberdade

De Selma até Montgomery, Alabama, em 1965, o filme narra os três meses de negociação de Martin Luther King Jr. com o presidente Johnson. Produzido por Oprah Winfrey (Harpo Films), estreou nos cinemas nacionais a 5 de fevereiro e tem recebido atenções também por causa da canção Glory, interpretada por John Legend e na corrida para Melhor Música. O filme está na lista de nomeados para Melhor Filme. O ativista norte-americano é interpretado por um ator britânico, David Oyelowo.

[youtube:x6t7vVTxaic]

A crítica de João Lopes: Selma

4. O Jogo da Imitação

Alan Turing, matemático que trabalhou para o exército britânico durante a II Guerra Mundial é a personagem central deste filme, baseado numa biografia de Andrew Hodges. Benedict Cumberbatch interpreta o criptologista envolvido num projeto secreto e está nomeado para o Óscar de Melhor Ator. O investigador britânico morreu em 1954, década em que arranca o filme. Turing é detido após um assalto à sua casa que levanta suspeitas entre um dos investigadores da polícia. Acaba detido por atentado ao pudor por ser homossexual.

[youtube:S5CjKEFb-sM]

A crítica de Flávio Gonçalves: O Jogo da Imitação

5. Foxcatcher

Um Steve Carell irreconhecível interpreta o papel de John E. du Pont, um milionário que quer fazer história na luta livre e contrata Mark Schulz para o conseguir e, mais tarde, o seu irmão Dave. A história, verídica, aconteceu nos anos 90 quando Du Pont, ornitologista e amante do desporto, converteu a quinta da família, que dá nome ao filme, num centro de alto rendimento para lutadores. E a história não acaba bem: Du Pont foi condenado por homicídio em 1997 e morreu na prisão em 2010.

[youtube:8361stZ8n0w]

A crítica de João Lopes: Foxcatcher

6. Glen Campbell... I'll be Me

O músico Glen Campbell gravou a música I'm Not Gonna Miss You em 2013, que só sairia em 2014 como parte da banda sonora do documentário Glen Campbell: I'll be Me, que estreou nos EUA em abril do ano passado (ainda não tem data de estreia em Portugal). Durante vários meses o realizador James Keach acompanhou o músico na sua última digressão, ao lado dos filhos, depois de ter descoberto que sofre de Alzheimer, assunto amplamente abordado no filme. O tema está nomeado para Melhor Canção.

[youtube:U8TsAh-zYFI]

7. Citizenfour

O filme está nomeado para o Óscar de Melhor Documentário e gira em torno da vida de Edward Snowden, o homem que abriu o jogo sobre a indústria da espionagem pós-11 de setembro. E, segundo o The Guardian, é um protagonista tímido. Não deseja aparecer em qualquer história. Laura Poitras retrata-o durante a reclusão num quarto de hotel em Hong Kong, em 2013. Ainda não tem data de estreia em Portugal.

[youtube:XiGwAvd5mvM]

8. Finding Vivian Maier

Uma caixa cheia de fotografias foi o ponto de partida para a descoberta de uma vida extraordinária: a de Vivian Maier, uma ama que tirou milhares de fotografias e fez milhares de filmes, que tratava e guardava numa pequena divisão do prédio onde vivia, onde ninguém, muito menos as crianças, podia viver. Manteve os seus trabalhos longe do olhar público enquanto viveu. O filme, realizado por Jill Nichols, estreou em dezembro nos EUA (não tem data para o mercado nacional).

[youtube:er8-Vq__cRE]

9. Joanna

Joanna tem um cancro terminal e um filho pequeno para quem escreve um blog, onde tenta deixar escrito tudo o que precisa e deseja ensinar-lhe, seguida de perto pela realizadora polaca Aneta Kopacz, que capta a vida quotidiana desta mulher, do marido, Piotr, e do filho de 5 anos, Jas.

[youtube:rdB8n30Mz2I]

10. The Salt of the Earth

Há 40 anos que Sebastião viaja pelo mundo com a sua câmara. É dele que trata o documentário O Sal da Terra, realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, o seu filho. "Um fotógrafo é alguém que escreve com luz", diz no filme, que estreia no dia 9 de abril (distribuição Midas Filmes).

[youtube:OivMlWXtWpY]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt