A vida controversa de Nero recriada numa série histórica

Publicado a
Atualizado a

A minissérie de época sobre a vida do imperador romano Nero termina hoje na RTP1. O segundo episódio é transmitido a partir das 23.30.

Personagem fascinante da Roma Antiga, Nero notabilizou-se por uma vida excêntrica e por uma actuação política controversa.

Filho de Enobarbus, que liderou uma conspiração contra o tirano Calígula, e de Agripina, irmã do imperador, Nero estava destinado a ter um lugar no Império Romano.

O pai e o tio foram assassinados e também ele viria a ter uma morte violenta. O seu consulado ficou marcado pelo grande incêndio que destruiu a cidade de Roma. E também por uma vida mundana dedicada a todo o tipo de prazeres.

Conta a lenda que Agripina consultou uma vidente que lhe disse que Nero iria ser nomeado impe-rador, previsão que se concretizou.

Devido ao exílio da mãe, Nero viveu durante algum tempo no meio de escravos da sua tia, tendo--se apaixonado por Acte, uma escrava grega. O jovem chegou a pensar em casar com ela, mas teve de regressar a Roma com a mãe.

A série Nero foi realizada por Paul Marcus, produzida por Luca Bernabei e interpretada por Hans Matheson, Laura Morante, John Simm e Rike Schmid. A fotografia é de Giovanni Galasso e a cenografia de Carmelo Agate.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt