A tentativa de sucesso antes de se tornar Conchita

Conchita Wurst tornou-se conhecida como a "Mulher Barbuda" que venceu, no sábado à noite, o Festival Eurovisão da canção. Mas antes, chegou a tentar a fama.... ainda como Tom Neuwirt.
Publicado a
Atualizado a

O cantor de 25 anos, nascido na pequena cidade austríaca de Gmunden, foi um dos concorrentes do programa "Starmania" (uma espécie de "Ídolos" ou "Fator X"), em 2006, ainda com a sua verdadeira identidade.

Depois dessa participação fez parte de uma boys band que não durou muito tempo.

Em 2011, terminou a sua formação em moda, criou a personagem Conchita Wurst, voltando a tentar a sorte, em mais um programa de talentos.

Um ano depois, por pouco não foi o concorrente que representou a Áustria na Eurovisão, algo que conseguiu este ano, em Copenhaga, Dinamarca, de forma inequívoca.

Conchita foi ainda protagonista de programas de televisão, um sobre as piores profissões da Áustria, em que trabalhava numa fábrica de peixe, e num outro, intitulado "Wild Girls", equivalente ao "Perdidos na Tribo", da TVI, em que integrava um grupo que tinha de sobreviver numa tribo do deserto da Namíbia.

A canção da Áustria, "Rise Like a Phoenix", não era uma das favoritas mas acabou por conseguir 290 pontos, seguida das canções da Holanda (238 pontos) e da Suécia (218 pontos).

"Participar na Eurovisão foi como regressar a casa" disse Conchita Wurst, após a votação. Hoje, ao chegar a Viena de Áustria, Conchita foi recebida por uma multidão e até teve direito a elogios do presidente austríaco, Heinz Fischer.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt