A estranha queda repentina de centenas de pássaros no México

A causa da queda do bando é ainda desconhecida, mas alguns especialistas afirmam ter sido provocada por um pássaro predador.
Publicado a
Atualizado a

Uma câmara de segurança captou o momento em que centenas de melros de cabeça amarela caíram repentinamente do céu na região de Chihuahua, no norte do México, quando voavam em bando. Alguns conseguiram levantar voo mas muitos morreram após o impacto no chão.

O vídeo, captado a 7 de fevereiro, mostra o bando de pássaros migratórios a voar e, de repente, a cair e a bater no chão.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a causa da morte ainda é desconhecida, mas alguns especialistas afirmam que o mais provável é que um pássaro predador tenha causado o incidente.

Inicialmente, um veterinário local sugeriu as duas primeiras hipóteses: o bando inalou gases tóxicos na atmosfera ou sofreu uma sobrecarga elétrica devido aos cabos de transmissão de energia. Havia ainda uma especulação nas redes sociais que dizia que queda poderia ter sido causada pela tecnologia 5G.

O ecologista do UK Centre for Ecology & Hydrology Richard Broughton disse ao The Guardian que estava certo de que a queda tenha sido causada por uma ave de rapina que forçou o bando a descer. " É possível vê-los a agirem como uma onda no início, como se estivessem a ser descarregados da parte de cima," declarou.

Alexander Lees, professor sénior de biologia da conservação na Manchester Metropolitan University, concorda com esta teoria. "Na minha opinião, a partir de um vídeo, e sem toxicologia, diria que a causa mais provável é o conjunto de pássaros ter tentado fugir para evitar um predador de rapina e acabou por bater no chão."

Os melros reproduzem-se no oeste do Canadá e nos Estados Unidos. Quando as temperaturas descem, é habitual para estes pássaros migrarem em grupo para o sul dos Estados Unidos e para o norte do México.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt