A polémica sobre um título
No início da semana o DN publicou uma notícia sobre o jogador belga Lukaku que marcara dois golos e fez com que a equipa vencesse na estreia na Rússia.
Essa notícia provocou polémica - nas redes sociais e também em países africanos onde se fala português e onde o DN tem vários seguidores online.
A polémica dizia respeito ao título que alguns entenderam como racista. O título falava do "negro da Bélgica".
Referia-se à forma como o próprio Romelu Lukaku falara sobre si, numa entrevista fantástica ao site The Players Tribune. Na primeira pessoa, o atleta belga cujos pais são congoleses fazia referências cruas ao que passara na infância, nomeadamente ao preconceito no país que o viu nascer.
"Ficaria surpreendido se conhecesse um negro da Bélgica que dissesse que nunca sofreu racismo: seria uma grande mentira." Dizia, usando para si aquela expressão. E dava como exemplo: "Se tenho um jogo mau, dizem que sou "belga com ascendência congolesa".
Não havia, portanto, naquele título, como o texto indica, qualquer laivo de outra coisa que não fosse uma enorme admiração por um jogador que soube ultrapassar as adversidades - e até o racismo no seu país de nascimento - e chegar a uma grande carreira que tem ainda muito para dar.
Única coisa que faltava: umas aspas no título a atribuir a expressão ao jogador. Foi corrigido.