A odisseia de Fernão de Magalhães

Publicado a
Atualizado a

Rigor, clareza e beleza são apenas três das palavras que me afiguram razoáveis para caracterizar a série documental intitulada A odisseia de Fernão de Magalhães que vai estrear na RTP 1 na noite de 27 para 28 de dezembro de 2022.

Em boa hora tal documentário foi produzido e apresentado em Portugal quando estão a acabar as comemorações dos 500 anos da grande expedição iniciada por Fernão de Magalhães e que foi concluída em 1522. Bem podemos dizer que essas comemorações acabam com chave de ouro pois graças a este documentário podemos visualizar da forma mais abrangente possível o sentido do que foi a maior viagem marítima de todos os tempos, graças à qual foi possível conhecer a Terra tal como ela é, pois identificou a metade da Terra que ainda faltava descobrir.

A primeira circum-navegação da Terra, que é aqui evocada, foi como um abraçar do mundo por Magalhães gesto simbólico com o qual ele pôs fim ao ciclo dos Descobrimentos de portugueses e espanhóis num processo que durante 100 anos mudou a História do mundo.

Foi graças ao muito saber e coragem de Magalhães, homem dotado de uma tenacidade e uma força de vontade gigantescas, que dele aqui estamos a falar pois o seu feito imortalizou-o.

Há 500 anos o mundo ficou descoberto e agora descobrimos com esta série a forma como tal aconteceu.

A palavra odisseia lembra a viagem de Ulisses, herói mítico a quem foi atribuída de forma fantasiosa a fundação de Lisboa. É bom lembrar uma verdadeira odisseia dirigida por um homem de carne e osso que concebeu em Lisboa entre 1516 e 1517 um projeto que concretizou ao serviço de Castela contra os interesses portugueses, porque se incompatibilizou com o rei D. Manuel I, o qual viria a falecer, tal como Magalhães, em 1521. E infelizmente que eles se incompatibilizaram por uma questão do aumento salarial em 100 reais que Magalhães exigia, porque se o rei português tivesse satisfeito a vontade do grande navegador este não teria realizado a sua missão.

Nesta série a conjugação de belíssimas e originais imagens filmadas por todo o mundo, com ilustrações bem delineadas, depoimentos criteriosos, mapas elucidativos e narrativas esclarecedoras permitem que o espectador fique com uma visão completa e crítica de tudo o que aconteceu em torno de Magalhães.

Neste breve depoimento mais não posso fazer do que desejar o maior sucesso para um documentário que tão bem retrata aquele que pode ser qualificado como um dos mais notáveis feitos da História da Humanidade.

Historiador, biógrafo de Fernão de Magalhães

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt