A mais jovem bilionária do mundo só sonha com cavalos
Alexandra Andresen era um nome desconhecido até há pouco tempo. Mas a revista Forbes colocou esta norueguesa na 1476.ª posição na lista dos mais ricos do mundo. Isso por si só não seria notícia, não fosse Alexandra, de 19 anos, a maior jovem bilionária em todo o mundo.
Ainda assim, não é por isso que a jovem pretende ser conhecida. Filha de Johan H. Andresen, poderoso empresário na Noruega, Alexandra quer construir uma carreira profissional de dressage. Fundos e apoios não lhe faltam, tendo em conta que tinha a fortuna à sua espera desde 2007, ano em que Andresen, o pai, transferiu a maioria das suas ações na Ferd AS (um dos maiores grupos de investimentos na Noruega) para as duas filhas.
Só recentemente foi divulgada a fortuna de Alexandra - tal como a da irmã Katharina, um ano mais velha -, pois a Noruega obriga os maiores de idade a divulgarem as suas declarações fiscais. Cada uma das filhas de Andresen possui 42% das ações da Ferd e tem uma fortuna de 1,11 mil milhões de euros.
Enquanto Katharina está mais inclinada para a vida empresarial - atualmente estuda em Amesterdão -, Alexandra decidiu, há muito, que quer ser cavaleira, com incidência no dressage, uma das três modalidades equestres olímpicas. Tinha apenas quatro anos na primeira vez em que montou a cavalo. Desde então, não tem outra paixão.
Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.