A loucura Star Wars nos Estados Unidos
Meses antes da data de estreia global, o sétimo episódio da saga Star Wars já está a dar lucro à Disney, a casa-mãe da Lucasfilm. Desde setembro que estão à venda dezenas de produtos associados a Star Wars: o Despertar da Força, naquela que poderá tornar-se a linha de merchandising mais bem-sucedida de sempre - os especialistas da indústria preveem que as vendas de roupa e brinquedos associados ao filme atinjam três mil milhões de dólares por ano, tanto quanto a expectativa de receitas globais de bilheteira. Tal tornará o sétimo episódio no filme mais lucrativo da história do cinema, passando Avatar de James Cameron.
Para já, o merchandising voa das lojas: casacos de piloto, BB8 em miniatura, sabres de luz, fatos do Capitão Phasma, figuras, armas de isopor, veículos, naves Millennium Falcon em Lego e até fita adesiva com motivos Star Wars estão a desaparecer de cadeias como Target, Toys"R"Us, Walmart e Amazon, além das lojas próprias da Disney.
Mas não é só o novo merchandising que faz sucesso. Até na Chevalier"s Books, uma das poucas livrarias independentes que restam em Los Angeles, há agora uma secção inteiramente devotada a livros Star Wars, com guias pop-up e dicionários com tudo o que há para saber sobre o universo guerra das estrelas.
Até a UNICEF está metida nisto: vai lançar, em conjunto com a Disney e a Target, uma versão estelar da pulseira Kid Power Band - um wearable que monitoriza o exercício físico e transforma pontos em ajuda a crianças malnutridas em todo o mundo. A pulseira Star Wars Force for Change estará à venda no site da Target a 29 de novembro, por 39,99 dólares, explicou o cocriador da pulseira, Rajesh Anandan, durante uma sessão no evento TechWeek Los Angeles, nesta semana.
Novas imagens
Após o trailer oficial do filme e os teasers mais recentes, o canal ABC fez nesta quinta-feira uma divulgação especial, com imagens exclusivas no horário nobre. Primeiro mostrou comentários de estrelas das séries Scandal, Anatomia de Grey e How to Get away with Murder, que ocupam os serões de quinta no canal, sobre a épica saga. Depois, foi a própria Shonda Rhimes, criadora das três séries, que apresentou um trailer ligeiramente modificado e com novas imagens. A produtora já tinha provocado os fãs escrevendo no Twitter: "A força está em grande connosco nesta noite."
Não se fala de outra coisa. No evento tecnológico TechWeek, que decorreu nesta semana, o sétimo episódio foi referido em vários painéis. A startup Fuel Intelligence fez mesmo a apresentação de uma análise detalhada das reações dos fãs ao trailer no Facebook e no Twitter, que ficaram marcadas pela surpresa em relação aos spoilers.
Entretanto, já estão esgotadas as entradas para a noite que antecede a estreia nos cinemas, marcada para 17 de dezembro, num evento especial da Disney World, em Orlando, Florida. Os bilhetes, a quase cem dólares, foram postos à venda na segunda-feira à noite e já estavam esgotados de manhã. Darão acesso à exibição do filme, à exposição Star Wars Launch Bay, à Hyperspace Mountain e ao espetáculo de fogo--de-artifício final que será coordenado com a banda sonora do filme.
Já a 22 de novembro a banda Pentatonix vai tocar a música que todos os fãs conhecem na cerimónia de entrega dos American Music Awards (AMA), em Los Angeles. O grupo vocal irá ter uma performance especial da banda sonora, criada por John Williams em 1977, com o apoio de uma orquestra sinfónica.
Nos dias que antecedem a estreia haverá uma maratona Star Wars com centenas de salas de cinema em todo o país a oferecerem exibições especiais dos seis filmes anteriores. Começa com a exibição 2D de A Ameaça Fantasma ee termina com o novo título em 3D. Os fãs que aguentarem a maratona vão receber um lanyard comemorativo. Alguns cinemas vão oferecer bilhetes de colecionador, óculos 3D decorados e posters exclusivos.
Em Los Angeles