A infância revista por Wim Wenders

<em>Tudo Vai Ficar Bem</em>, Wim Wenders
Publicado a
Atualizado a

De Alice nas Cidades (1974) a As Asas do Desejo (1987), passando, claro, por Paris, Texas (1984), a filmografia do alemão Wim Wenders é atravessada pelos temas da infância. Ou melhor: pelo modo como as singularidades infantis desafiam as certezas do mundo adulto.

Não admira que ele se tivesse interessado por esta história (argumento do norueguês Bjørn Olaf Johannessen) que coloca de forma trágica a relação com a infância: no seu centro está um escritor (James Franco) que, acidentalmente, mata uma criança, iniciando um processo de assombramento em que a possibilidade do perdão surge enredada com a hipótese de transformar em ficção a memória do que viveu.

Veja aqui o trailer:

[youtube:ex8DgTPkUng]

Estamos, afinal, perante um filme serenamente fora de moda, resistindo a qualquer formatação moral (e televisiva), correndo o risco de enfrentar os silêncios e enigmas do factor humano na fronteira da sua própria compreensão. Registe-se, em particular, o admirável trabalho de Alexandre Desplat, compondo uma banda sonora que se impõe como elemento vivo de toda a dramaturgia.

Classificação: ****

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt