A guitarra amarela de Prince e um pedaço de cabelo de Bowie
No teledisco de Cream, em 1991, Prince dança e toca uma vistosa guitarra amarela (lembra-se?). É a mesma que hoje vai a leilão em Beverly Hills., EUA. Estava nas mãos de um fã há um ano. Este comprou-a, também num leilão, da mesma casa que hoje a põe à disposição do mundo (enfim, de uma pequena parte dele) porque a achava "super cool". Agora que o ícone morreu, Richard Leece sabe que o seu valor disparou e acha que é demasiada responsabilidade: "Penso que ter algo tão valioso poderia ser muito arriscado ficar em meu poder."
[youtube:1Lmq6RDn5O8]
E está encontrado o objeto para onde todos os olhares convergem hoje e amanhã no leilão Entertainment & Music Memorabilia Signature da leiloeira Heritage - e, note, há mais grandes nomes da música no catálogo. Quanto? A base de licitação de 30 mil dólares (perto de 27 mil euros) - o mesmo valor pelo qual o atual proprietário a comprou. Mas não a tocou - não sabe - só tirou fotos junto a ela, contou ao The Guardian.
"Prince teve esta guitarra amarela e tocou-a entre 1988 e 94 na maioria dos álbuns e vídeos que fez nesse período", explica Greg Holman, perito em Cultura Pop da Heritage Auctions. "Um incrível pedaço da história da música" vai à praça (é possível licitar online) e os argumentos para o tentar comprar são estes: "É como ter o trompete de Louis Armstrong ou o piano de Ray Charles." Está (quase) tudo dito.
A guitarra amarela foi feita para o Prince em 1989. Tem o número de série e o certificado de autenticidade do seu técnico, Zeke Clark. Prince deixou de a tocar quando o braço se partiu durante uma atuação num programa de televisão em França em 1994. Entre as dezenas de objetos deste leilão, há também o disco de platina de Purple Rain (1999) com uma base de licitação de mil dólares.
No leilão da Heritage estão presentes objetos de vários artistas. Whitney Houston é a mais representada, com troféus, fatos, passaporte, o recibo de um anel de diamantes e safiras e muito mais. Mas também há Elvis Presley (dois fatos), Beatles, The Who, James Brown (umas calças vermelhas).
E Bowie. David Bowie. O disco de ouro para Let"s Dance, desenhos assinados pelo músico e... uma mecha de cabelo. É loura e data de 1983. E como chegou até aqui? Pelas mãos da mulher que fez a peruca da figura de Bowie para o Museu Madame Tussauds, em Londres. O pedaço de cabelo serviu para afinar a cor do sósia do músico e acabou por ser guardado como souvenir desta (também) fã. O lote é constituído também por uma foto do músico onde surge Wendy Farrier - assim se chama a mulher - em fundo e tem uma base de licitação de 2400 dólares (2100 euros). Os peritos da Heritage acreditam que este pedaço de ADN do cantor pode atingir dezenas de milhares de dólares.