"A Forma da Água", Oldman e McDormand são os grandes vencedores
Se é possível identificar um grande vencedor da noite dos Óscares em Hollywood, é o mexicano Guillermo Del Toro. Não só recebeu a sua primeira estatueta para Melhor Realizador como também arrebatou o Óscar de Melhor Filme para A Forma da Água. A vitória marca um feito notável para uma cerimónia que até há bem pouco tempo era acossada com a hashtag #OscarsSoWhite: é a quarta vez em cinco anos que um realizador mexicano vence o Óscar para Melhor Realizador. O próprio Del Toro fez uma referência aos "The Three Amigos", ele, Alejandro G. Iñarritú (que ganhou em 2015 com Birdman e em 2016 com The Revenant) e Alfonso Cuarón (que ganhou em 2014 com Gravity).
Ainda assim, a nada disto é surpreendente, já que A Forma da Água foi considerado o filme favorito desde o início. Apesar de alguma incerteza nas últimas semanas, devido à força que ganharam os nomeados Foge e Lady Bird, o filme de fantasia que tem Sally Hawkins como protagonista acabou mesmo por ser considerado o melhor do ano. Era o mais nomeado de todos, com 13 indicações para os prémios da Academia, e levou quatro estatuetas: Melhor Design de Produção, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Realização e Melhor Filme.
Sally Hawkins, que foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz com um papel em que não fala, estava visivelmente emocionada com a vitória em Melhor Filme. A atriz perdera a estatueta dourada para Frances McDormand, que era favorita numa categoria onde também estavam Meryl Streep e Saoirse Ronan. O discurso de McDormand, cuja performance em Três Cartazes à Beira da Estrada já lhe tinha valido inúmeros prémios, foi o mais aplaudido da noite.
"Estou a hiperventilar um bocado", disse a atriz de 60 anos, no seu conhecido tom forte, "por isso se eu cair alguém me levante porque tenho umas coisas para dizer." Frances McDormand pediu às mulheres nomeadas em todas as categorias para se levantarem, desde as atrizes às produtoras, escritoras, compositoras e outras. "Olhem à vossa volta, senhoras e senhores, porque todas temos histórias para contar e projetos que precisamos de financiar", afirmou. "Não nos falem disso nas festas de hoje à noite. Convidem-nos para o vosso escritório, ou venham aos nossos, e vamos contar-vos tudo."
McDormand terminou com duas palavras, que mostram bem o espírito que está a tentar quebrar barreiras em Hollywood: "inclusion rider", referindo-se à abertura para mulheres e minorias dentro e fora do grande ecrã.
Esta foi uma cerimónia recheada de referências aos movimentos Time"s Up e Me Too, com muitas celebridades, incluindo o apresentador Jimmy Kimmel, a chamarem a atenção para o trabalho que é necessário fazer para dar mais poder às mulheres e corrigir o desequilíbrio salarial vigente.
A hora dourada de Gary Oldman
O ator inglês confirmou o seu favoritismo e venceu o Óscar de Melhor Ator pela interpretação de Winston Churchill em A Hora Mais Negra, um drama poderoso sobre a Segunda Guerra Mundial.
"Vivo na América há muito tempo, e estou muito agradecido pelos amores e amizades que fiz e as prendas que me deu: a minha casa, o meu ganha-pão, a minha família, e agora um Óscar", disse Gary Oldman no discurso de vitória. Chegou a ponderar-se se o facto de Oldman ter sido acusado de violência doméstica em 2001 poderia afetar negativamente a sua consideração para os Óscares na era do #MeToo, mas tal não sucedeu.
Os outros vencedores
Três Cartazes à Beira da Estrada perdeu muitos dos prémios para os quais estava nomeado, mas levou dois Óscares em categorias fundamentais: Melhor Atriz e Melhor Ator Secundário, que foi até a primeira estatueta a ser entregue. Sam Rockwell levou o Óscar e disse que Frances McDormand e Woody Harrelson eram os seus "heróis" (Harrelson estava nomeado na mesma categoria pelo mesmo filme, algo muito raro.)
Na corrida por Melhor Atriz Secundária a vencedora foi Allison Janney, com a sua interpretação brilhante em Eu, Tonya, que muitos consideraram ter ficado injustamente de fora das nomeações para Melhor Filme.
James Ivory também confirmou as previsões ao ganhar o Óscar para Melhor Argumento Adaptado com Chama-me Pelo Teu Nome, enquanto Jordan Peele recebeu a estatueta de Melhor Argumento Original por Foge. Peele foi o primeiro afro-americano a receber esta estatueta, num filme que era um dos favoritos dos críticos e do público. No final, saiu-se melhor que Lady Bird, que tinha cinco nomeações e não levou uma única estatueta para casa. Acabou por ser o grande perdedor da noite.
Em termos técnicos, Blade Runner 2049 e Dunkirk limparam quase tudo. Coco levou duas estatuetas, Melhor Filme Animado e Melhor Canção Original.
Esta é a lista completa de vencedores:
Melhor Filme
A Linha Fantasma
A Hora Mais Negra
Três Cartazes à Beira da Estrada
Chama-me Pelo Teu Nome
Foge
Dunkirk
The Post
A Forma da Água - vencedor
Lady Bird
Melhor Realizador
Christopher Nolan - Dunkirk
Jordan Peele - Foge
Greta Gerwig - Lady Bird
Guillermo del Toro - A Forma da Água - vencedor
Paul Thomas Anderson - A Linha Fantasma
Melhor Atriz
Sally Hawkins - A Forma da Água
Frances McDormand - Três Cartazes à Beira da Estrada - vencedora
Margot Robbie - Eu, Tonya
Saoirse Ronan - Lady Bird
Meryl Streep - The Post
Melhor Ator
Timothée Chalamet - Chama-me Pelo Teu Nome
Daniel Day-Lewis - A Linha Fantasma
Gary Oldman - A Hora Mais Negra - vencedor
Daniel Kaluuya - Foge
Denzel Washington - Roman J. Israel, Esq
Melhor Atriz Secundária
Mary J. Blige - Mudbound
Allison Janney - Eu, Tonya - vencedora
Leslie Manville - A Linha Fantasma
Laurie Metcalf - Lady Bird
Octavia Spencer - A Forma da Água
Melhor Ator Secundário
Willem Dafoe - The Florida Project
Sam Rockwell - Três Cartazes à Beira da Estrada - vencedor
Woody Harrelson - Três Cartazes à Beira da Estrada
Richard Jenkins - A Forma da Água
Christopher Plummer - All the Money in the World
Melhor Argumento Original
The Big Sick
Foge - vencedor
Lady Bird
A Forma da Água
Três Cartazes à Beira da Estrada
Melhor Argumento Adaptado
James Ivory - Chama-me Pelo Teu Nome - vencedor
Aaron Sorkin - Molly's Game
Scott Frank e James Mangold e Michael Green - Logan
Scott Neustadter e Michael H. Weber - The Disaster Artist
Virgil Williams e Dee Rees - Mudbound
Melhor Banda Sonora
Dunkirk
A Linha Fantasma
Star Wars: Os Últimos Jedi
A Forma da Água (Alexandre Desplat) - vencedor
Três Cartazes à Beira da Estrada
Melhor Canção Original
Remember Me - Coco - vencedor
Mystery of Love - Chama-me Pelo Teu Nome
This Is Me - The Greatest Showman
Mighty River - Mudbound)
Stand Up For Something - Marshall
Melhor Filme Animado
The Boss Baby
The Breadwinner
Coco - vencedor
Ferdinand
Loving Vincent
Melhor Filme Estrangeiro
A Fantastic Woman - Chile - vencedor
On Body and Soul - Hungria
The Insult - Líbano
Loveless - Rússia
The Square - Suécia
Melhor Documentário
Faces Places
Icarus - vencedor
Last Men in Aleppo
Strong Island
Melhor Documentário Curta-Metragem
Edith & Eddie
Heaven is a Traffic Jam on the 405 - vencedor
Heroin(e)
Knifeskills
Traffic Stop
Melhor Curta-Metragem
Dekalb Elementary
The Eleven O'Clock
My Nephew Emmett
The Silent Child - vencedor
All Of Us
Melhor Curta-Metragem Animada
Dear Basketball - vencedor
Negative Space
Lou
Revolting Rhymes
Garden Party
Melhor Edição
Baby Driver
Dunkirk - vencedor
A Forma da Água
Eu, Tonya
Três Cartazes à Beira da Estrada
Melhores Efeitos Visuais
Guardiões da Galáxia 2
Kong: Ilha da Caveira
Blade Runner 2049 - vencedor
Planeta dos Macacos: Guerra
Star Wars: Os Últimos Jedi
Melhor Design de Produção
Beauty and The Beast
Blade Runner 2049
A Hora Mais Negra
A Forma da Água - vencedor
Dunkirk
Melhor Caracterização
A Hora Mais Negra - vencedor
Victoria e Abdul
Wonder
Melhor Guarda-Roupa
Beauty and The Beast
A Hora Mais Negra
A Linha Fantasma - vencedor
A Forma da Água
Victoria e Abdul
Melhor Edição de Som
Baby Driver
Blade Runner 2049
Dunkirk - vencedor
A Forma da Água
Star Wars: Os Últimos Jedi
Melhor Mistura de Som
Baby Driver
Blade Runner 2049
Dunkirk - vencedor
A Forma da Água
Star Wars: Os Últimos Jedi