A festa de Serralves nas ruas da cidade
O músico norte-americano Alvin Curran trabalha com 300 músicos portugueses, amadores e de diferentes proveniências, num espetáculo que será apresentado sábado no Terreiro da Sé, no Porto, e domingo em Serralves. A coreógrafa portuguesa Aldara Bizarro envolveu várias comunidades da cidade do Porto num espetáculo inspirado no filme 'O Baile' de Ettore Scola e que se apresenta sábado no Largo de Miragaia e domingo em Serralves. Estes são apenas dois exemplos de como o Serralves em Festa procura, cada vez mais, a ligação entre a arte e as pessoas, entre a fundação e a cidade. A partir das 8 horas de sábado, a festa vai espalhar-se por Serralves mas também um pouco por toda a cidade do Porto ao longo de 40 horas.
João Fernandes, diretor da Fundação de Serralves, não tem dúvidas de que se trata da "segunda noite mais marcante da cidade a seguir ao São João". Como de costume, a fundação vai estar de portas abertas, com espetáculos de dia e de noite, completamente gratuitos. "É um momento em que podemos retribuir o carinho da cidade oferecendo uma programação e convidando as pessoas para este espaço. Para muitas pessoas este é o primeiro contacto com o espaço de Serralves e com algumas formas de arte contemporânea", explica.
A festa do Prado é já uma tradição do evento que vai na sua oitava edição. "Os nossos oito hectares são vividos, apropriados pelas pessoas que tornam este espaço seu." Sem querer divulgar o orçamento para esta iniciativa, João Fernandes explica que este sofreu uma redução de cerca de 10%, o que, obviamente dificultou o trabalho para esta edição. "O Serralves em Festa é feito no limite das nossas possibilidades. Mas uma festa é sempre uma exceção, por isso gastamos sempre um pouco mais." De qualquer forma, o programador garante que os cortes foram feitos na produção e não irá afetar a programação.
Apesar de ser uma festa para a cidade, o Serralves em Festa procura ser uma amostra do que é a programação de todo o ano na fundação, o que significa que há um foco na arte contemporânea e na inovação. "Ao contrário da maioria dos festivais, nós não trazemos aquilo que todos querem ver mas apresentamos aquilo que poucos conhecem. Essa é a nossa aposta e temos muito orgulho no facto de os artistas que aqui apresentamos se tornem depois, de facto, conhecidos do grande público."
O jazz e o circo são as grandes marcas do Serralves em Festa. Este ano, destaque para os concertos da EMJO - European Movement Jazz Orchestra, do trio Malus (Nate Wooley, Hugo Antunes e Chris Corsano) e do projeto Crystal Ark (de Gavin Russom), bem como do projeto angolano Batida. Nas artes performativas, são esperados a companhia Mandigue, da Guiné Conacry, o coreógrafo Thomas Hauert e os espanhóis Los Torreznos. Com eventos no aeroporto do Porto, nos teatros e nas ruas da cidade, para não se perder o melhor é consultar toda a programação no site oficial.