Se quando surgiram se questionava a qualidade dos produtos de "marca branca", a verdade é que hoje se comparam, em muitas categorias, lado a lado com tantos outros vendidos nas superfícies comerciais. Os rótulos com insígnias Pingo Doce, Continente, Auchan, Lidl, Intermarché e Minipreço começaram por ganhar a atenção dos consumidores pelo preço mais reduzido nas prateleiras de super e hipermercados..Porém, a aposta contínua na estética das embalagens, em práticas de sustentabilidade e equilíbrio nutricional despertou ainda mais a curiosidade dos portugueses ao longo dos anos e a atenção de várias marcas na consideração de uma nova concorrência..Nos últimos testes da DECO PROTESTE tem-se confirmado a qualidade destas marcas próprias em várias categorias, tendo por base a análise de 1412 produtos de cuidado pessoal, higiene do lar e alimentação. Para se ter noção da evolução da qualidade destas "marcas brancas", 31% dos títulos "Melhor do Teste" neste período couberam a marcas de supermercados e 77% das Escolhas Acertadas corresponderam igualmente às chamadas "marcas próprias"..Se por um lado estas marcas de supermercado já estavam a conquistar os portugueses a um ritmo considerável, por outro, a pandemia e o contexto económico mais vulnerável com que várias famílias se depararam levou a um aumento da procura por inúmeros produtos com estas insígnias, que representam agora, em Portugal, uma quota de mercado que chega aos 45%..E, falando de valores, devemos realçar a poupança que estas marcas permitem às famílias portuguesas. Só no cabaz alimentar, atestar a despensa e o frigorífico com produtos de mercearia, charcutaria e bebidas assegurou poupanças acima dos 30%. E as boas notícias é que os nossos estudos comprovam que comprar mais barato não significa necessariamente um sacrifício na qualidade..O mesmo sucede com alguns produtos cosméticos ou de higiene pessoal. Os nossos testes comprovam que é possível comprar papel higiénico e antitranspirantes de marca própria, com Qualidade Global média que é superior à de muitas insígnias de renome. Nos cremes - de mãos, antirrugas e loções corporais - e nos preservativos, as duas gamas andam ela por ela. E, nos restantes produtos, as diferenças de qualidade média tendem a esbater-se..O crescimento destas marcas são também relevantes para a carteira dos portugueses, não só pela diferença de valor na fatura final, mas por permitirem uma nivelação dos preços praticados por outros fabricantes, aumentando o poder de escolha dos consumidores..Hoje, as marcas de supermercado estão longe de ser meramente uma opção mais barata São, na verdade, concorrentes em qualidade, práticas sustentáveis, marketing e design para todos os fabricantes..A nossa missão enquanto organização de defesa do consumidor é de continuar a testar e dessa forma ajudarmos os consumidores portugueses a fazerem as melhores escolhas, ou como chamamos "Escolha acertada" (razão qualidade preço)..Responsável pelas Relações Institucionais da DECO PROTESTE