A celebrar 95 anos, Colónia de férias d' O Século arranca na segunda-feira
Começa já na segunda-feira (18 de julho) a histórica colónia de férias da Fundação O Século, que está a celebrar 95 anos. A data vai ser festejada com mais um verão, em que está prometida diversão, muita praia, sol e, claro está, brincadeira para centenas de crianças, entre os seis e os 12 anos, até 27 de agosto.
Os mais pequenos vão estar repartidos em seis turnos, sendo que neste "regresso à essência da antiga e tradicional Colónia Balnear, a Colónia de Férias de 2022 irá decorrer apenas em regime fechado (com dormida)", de forma a limitar possíveis infeções por covid-19 decorrentes de entradas e saídas, informa a organização. Medida que pretende garantir que as férias das crianças possam decorrer "em total segurança".
Tendo como objetivo ser uma colónia de férias para todos, a Fundação O Século, com o apoio da Fundação Ageas, "criou bolsas sociais destinadas às crianças de famílias com escalões de IRS mais baixos e com maiores dificuldades económicas".
As famílias mais carenciadas residentes no Concelho de Cascais também vão poder contar com bolsas sociais da autarquia para a inscrição na Colónia de Férias.
Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Instituições e particulares poderão inscrever as crianças através do e-mail colonia@oseculo.pt ou no site da Fundação O Século em www.oseculo.pt
Faz este ano 95 anos que a colónia balnear acolheu as primeiras crianças, muitas das quais viram o mar pela primeira vez. A colónia de férias da Fundação O Século nasceu da antiga Colónia Balnear Infantil O Século, que se instalou, em São Pedro do Estoril, numa antiga fábrica de conservas, a 10 de Setembro de 1927. Concretiza a ideia do então jornalista e diretor do extinto Jornal O Século, João Pereira da Rosa, tendo como objetivo proporcionar às crianças dias de férias na praia.
A Colónia de Férias é, atualmente, uma das 13 valências sociais da Fundação O Século, que desenvolve um vasto trabalho social desde a infância até à idade sénior, apoiando diariamente mais de 600 pessoas.