"A cabala deu suporte ao que eu sempre senti"
Qual é a chave no ensino da cabala?
A árvore da vida cabalística representa um diagrama sobre como os cabalistas descrevem a natureza do universo - tanto nas suas dimensões físicas como espirituais. Embora a cabala se interesse pela natureza física do nosso mundo, preocupa-se principalmente com a dimensão espiritual e como ela funciona. Explica as leis espirituais do universo e como elas se intercetam com as físicas, assim como o papel da humanidade em juntar as duas dimensões de forma consciente. A cabala é a discussão da criação e do sentido da vida e é baseada na Bíblia.
E é possível seguir os ensinamentos da cabala e pertencer ao mesmo tempo a uma religião?
O Centro Cabala é uma comunidade global e com diversidade. Pessoas de todos os credos estudam os ensinamentos espirituais da cabala para alargar conhecimento e expandir a consciência, mas também para participar nas muitas atividades do centro. As nossas comunidades espalhadas pelo mundo vêm das mais diferentes fés religiosas, são pessoas que percebem que o estudo da cabala as ajuda de facto a enriquecer a sua experiência nos seus caminhos.
Mas o que pode o mundo aprender como esses ensinamentos?
A cabala ajuda-nos a perceber que há duas dimensões na vida. Tal como existe o corpo e a alma, também há o mundo físico com leis físicas e há uma outra dimensão espiritual. Quando percebemos melhor essa dimensão espiritual, então aquilo que se passa no mundo físico passa a fazer mais sentido e tem um outro sentido.
O que é preciso para seguir a cabala?
Uma pessoa que gostaria de estudar a cabala é provavelmente alguém que gostaria de olhar com mais profundidade para perceber melhor as coisas, será alguém que terá a noção de que há mais na vida do que a vista alcança e que gostaria de aumentar a perceção espiritual da vida.
Como define a cabala? Fé ou filosofia de vida?
É um estudo profundo da dimensão espiritual. É uma profunda e vasta sabedoria. O Centro Cabala é um centro espiritual, onde estudamos, mas onde também somos voluntários e temos uma comunidade global e diversa de gente que pensa da mesma forma e da qual podemos fazer parte.
Mas não tem medo de que seja considerado um culto?
Não. Na verdade, a própria sabedoria expressa a importância do livre arbítrio. O Centro Cabala foi fundado em 1922 e desde então temos levado a cabo um estudo muito próprio que tornámos acessível a toda a gente, de todas as religiões e percursos de vida. O propósito do centro é permitir às pessoas que tomem contacto com a sabedoria a um nível pessoal. As pessoas são livres de vir para se iniciarem e apenas terem uma pequena experiência, ou então para se envolverem mais num caminho que é completamente claro e transparente. Como instituição não lucrativa, todas as nossas atividades cresceram não só como resultado do nosso trabalho mas também do trabalho dos nossos alunos e comunidade, que são inspirados na partilha com os outros, até pelo impacto positivo que isso tem nas suas vidas.
Esses ensinamentos mudam a vida quotidiana das pessoas?
A cabala deu suporte ao que eu sempre senti, a noção de que existe muito mais para lá do mundo físico. Para o rav [o grande mestre], foi uma forma de fazer que todas as coisas que estudou enquanto religião fizessem sentido, mas agora entendidas de uma perspetiva espiritual. Penso que é uma experiência diferente para cada pessoa. O mais importante que a sabedoria oferece é uma forma de expandir a nossa visão. Para aprender sobre o que os cabalistas ensinam é preciso ir além dos cinco sentidos.