O centenário deste "duplo biscoito" redondo de chocolate negro recheado com creme branco foi celebrado na terça-feira (dia 6) com festas em sete cidades dos Estado Unidos, incluindo Los Angeles, e na Arábia Saudita. Em sua homenagem, foi também lançado fogo de artifício em Xangai e distribuíram-se bolachas em festas por toda a Venezuela.."A bolacha Oreo é a minha favorita", disse à AFP Buoye Maggie, de 18 anos, durante uma das festas realizadas em Los Angeles.."Neste mundo conturbado, as pessoas sofrem cada vez mais e mais pressão. Mas comer um destes biscoitos recheados acompanhado com um copo de leite desperta a verdadeira essência humana, universal. Não nos podemos esquecer que em cada um de nós há uma criança que merece ser livre de tempos a tempos." Estas foras as palavras do filósofo John Ghingo, Diretor Global de Oreo proferidas numa conferência de imprensa na Kraft Foods, nos EUA..À venda em mais de cem países, a Oreo arrebata mais de 1,5 mil milhões de dólares por ano para a Kraft, um dos maiores grupos alimentares a nível mundial..O biscoito começou por ser produzido numa pequena fábrica em Nabisco, no distrito industrial de Chelsea, em Nova York, para ser vendido numa mercearia em Hoboken, New Jersey, do outro lado do Hudson. Rapidamente se tornou um sucesso extensível ao resto do mundo..A bolacha tradicional passou a ter novas versões. Em 1920, surgiu com creme de limão e hoje há versões mini, com manteiga de amendoim, de formato triplo. Nas últimas seis semanas foi feita uma edição limitada para o centenário..A Oreo passou a ilustrar livros infantis, canecas, brinquedos e até a Barbie tem um saco de compras com publicidade à Oreo..Na época do Black Power, o slogan dedicado à bolacha Oreo - preto por fora, branco por dentro - era um insulto, disse em 1991, um historiador da, biscuit Gerald Thompson.