A banda sonora do primeiro filme

Editado em julho de 1964, 'A Hard Day's Night' junta as sete canções usadas no filme realizado por Richard Lester a outros seis temas. Pela primeira vez todas as canções eram originais da banda.
Publicado a
Atualizado a

Título: "A Hard Day"s Night"

Data de edição: 10 de julho de 1964

Editora: Parlophone

Produtor: George Martin

O terceiro álbum dos Beatles, editado em julho de 1964, corresponde em grande parte à reunião das canções gravadas para a banda sonora do seu primeiro filme (as restantes canções incluídas no alinhamento na verdade tendo também sido criadas a pensar no filme, mas eventualmente ficado de fora). A rodagem de A Hard Day's Night começou poucos dias depois do regresso da primeira viagem aos EUA que, sobretudo após a passagem pelo programa de Ed Sullivan, deu conta de que a "beatlemania" alastrara ao outro lado do Atlântico e preparava-se para alcançar assim uma dimensão global. Recorde-se o panorama do mercado norte-americano na primeira semana de 1964: os cinco primeiros lugares da tabela de singles da Billboard eram todos eles dos Beatles, o Top 100 incluindo ainda mais sete outros títulos dos fab four...

O fenómeno não só tinha repercussão natural na carreira dos Beatles como se preparava para abrir espaço à entrada, também nos EUA, de outros nomes da nova geração de bandas britânicas. Grupos como os Rolling Stones, Animals ou Kinks, que assim se preparavam para assinar aquela que então foi caracterizada como a "invasão britânica".

A Hard Day's Night, realizado por Richard Lester (e que entre nós teve estreia com o título Os Quatro Cabeleiras do Após-Calipso) deu ao álbum com o mesmo título as sete canções do lado A, entre as quais o tema título, imediatamente reconhecível ao som do primeiro acorde, ou Can't Buy Me Love, tema lançado alguns meses antes no formato de single e que, juntamente com o lado B You Can't Do That, seria recuperado para o álbum.

O alinhamento do álbum foi o primeiro da discografia dos Beatles a ser integralmente feito de inéditos da banda e representa o único da obra do grupo unicamente feito de composições da dupla Lennon/McCartney. Ainda fiel à linguagem próxima das heranças primordiais rock'n'roll que haviam ditado os caminhos dos dois primeiros discos (sem contudo a partilha de espaços com foco soul e r&b que havíamos escutado no segundo álbum), A Hard Day's Night revela contudo sinais de evolução na sonoridade, em parte responsabilidade da recente aquisição, por George Harrison, de uma guitarra Rickenbacker de 12 cordas cuja presença se destaca no corpo de várias canções. O recurso a gravadores de quatro pistas, que os Beatles usam aqui pela primeira vez, permitiu-lhes ainda um mais apurado trabalho nos arranjos.

Fazendo as contas, e segundo os números confirmados pelo próprio George Martin, o álbum implicou um total de 65 horas de trabalho em estúdio, divididas ao longo de 17 dias. Com remate final numa sessão de mistura, a 22 de junho de 1964, que se prolongou por nove horas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt