A arte do fabrico artesanal do queijo mais antigo de Portugal citado na obra de Gil Vicente
Entre celtas, visigodos e mouros, foram os romanos que deixaram no ponto mais alto de Portugal Continental alguns dos maiores vestígios da região. Mais do que os traços arquitetónicos, também uma das raças mais antigas de cães da Península Ibérica foi trazida pelos romanos há vários séculos atrás, tornando-se uma das marcas da Serra da Estrela.
Para além de tudo isso, também foram responsáveis por introduzir na cultura local a produção de queijo, que não é um queijo qualquer. É o queijo mais antigo de Portugal - O Queijo Serra da Estrela DOP.
É de história que este Queijo Serra da Estrela DOP é feito há mais de 25 anos. O queijo é produzido da mesma forma na Quinta de São Cosme, situada na Vila Nova de Tázem, concelho de Gouveia.
Proveniente de uma produção familiar que mantém a tradição de fabrico artesanal citada na Idade Média pelo poeta Gil Vicente, o Queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção é produzido exclusivamente para a queijaria do Continente.
Coberta de branco no inverno e no verão com trilhos, rios e quedas de água por explorar, é pela paisagem da Serra da Estrela que pastam as ovelhas das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira.
Através da ordenha destas ovelhas, é obtido o leite que fabrica o Queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção. Ao leite, junta-se ingredientes como sal e flor de cardo, moídos juntos e acrescentados ao leite filtrado e aquecido. É através desse processo que se forma a coalhada.
Depois de cortada, a coalhada deve ser distribuída em panos brancos e cinchos para que o soro seja extraído. De seguida, passa-se para a moldagem e colocação da marca de caseína, que identifica o queijo.
A seguir, a prensagem é feita, passando à salga, manual, antes de iniciar a maturação. A mesma demora 30 dias para o Queijo Serra da Estrela DOP e 120 dias para o Queijo Serra da Estrela Velho DOP, num ambiente com humidade e temperatura controladas.
De pasta amanteigada e cremosa, o Queijo Serra da Estrela DOP Continente Seleção deve ser servido às fatias, mas há quem prefira comer às colheres, apenas cortando uma "tampa" no topo. No entanto, uma coisa é certa: o melhor acompanhamento é feito com um Vinho do Porto Contemporal 10 anos.
Com um agradável aroma de especiarias doces e frutos secos e caramelizados, o Vinho do Porto Contemporal 10 anos vai ser a harmonização ideal entre o doce do vinho e o salgado do queijo para finalizar a sua refeição na perfeição.