O próximo grande projeto da Amazon vai ser um cabeleireiro. Não, não se trata de uma app que lhe corta magicamente o cabelo, ou de um gadget que lhe faz a "mise" em casa. É mesmo um espaço físico, de 140 metros quadrados, dois andares, no caríssimo East End de Londres..O Amazon Salon, apresentado oficialmente na terça-feira, será um espaço para os "clientes experimentarem o que há de melhor em cuidados para o cabelo", segundo o comunicado oficial..Está a gigante americana a preparar-se para fazer aos cabeleireiros o que fez às pequenas livrarias?.De todo. O projeto visa basicamente ser uma (caríssima) montra tecnológica para a empresa, um stunt de marketing e, claro, mais uma plataforma para as vendas online..Mais do que os serviços tradicionais deste tipo de espaços -- corte, pintura, penteado, etc, -- o Amazon Salon existirá para "vender" tecnologia de realidade aumentada, instalada nos espelhos "inteligentes" que permitem aos clientes verem como ficarão com o corte e a cor do cabelo escolhido, por exemplo..As revistas de moda são, naturalmente, totalmente digitais, em tablets da empresa..Os produtos de beleza são anunciados, e as qualidades descritas, em grandes televisores, que respondem automaticamente quando o cliente pega no produto que escolheu..Para o comprar, basta passar o telemóvel no QR code na base e a encomenda é feita automaticamente... pela Amazon, claro..Naturalmente que a gigante tecnológica não pretende fazer grande negócio com este espaço. Porque o assunto aqui chama-se licenciamento..Este é mais um "proof of concept", demonstração na vida real de um conjunto de tecnologias disponíveis. Quem quiser usar, é só pagar uma "licençazinha"....Durante anos após a fundação, quando só vendia livros, a empresa de Jeff Bezos perdeu dinheiro. Só sobreviveu porque os acionistas não pararam de injetar fundos. Hoje -- vou dizer aquilo que toda a gente sabe, só porque sim -- é uma das três empresas mais ricas do mundo..Quando eu era muito jovem alguém me disse: "O difícil é chegar a rico. De rico a riquíssimo é facílimo, porque o dinheiro puxa dinheiro...".Mesmo que o Amazon Salon não resulte e o espaço feche em menos de um ano ou assim, não é que a Amazon não tenha dinheiro a rodos que possa perder. E pelo meio já aprendeu mais um bom bocado acerca do mercado de beleza, da venda de produtos deste setor, já para não falar da tecnologia de realidade aumentada..O que de certeza que lhes vale também algum dinheiro...