8 banhistas e 3 canoístas socorridos na costa algarvia
Três jovens, duas nacionalidade romena, ambas de 13 anos, e uma outra portuguesa, de 15 anos, foram socorridas ontem por um nadador-salvador, que não estava de serviço, após se terem sentido em dificuldades perante a agitação marítima quando nadavam junto à praia do Alemão, em Portimão.
Uma das raparigas estava quase a entrar em hipotermia. Duas delas acabaram por ser assistidas no areal por elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e levadas para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, naquela cidade.
Na mesma altura, três rapazes, portugueses, que se lançaram à água para tentar socorrer as jovens, tiveram de ser resgatados pela lancha salva-vidas da Estação de Ferragudo (Lagoa) do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), na sequência do alerta transmitido pelas 14.50 à Polícia Marítima, quando estavam a prestar assistência ao nível de vigilância a uma prova de canoagem naquela zona do barlavento algarvio, contou ao DN o comandante dos portos de Portimão e Lagos, Santos Pereira.
Nessa competição, uma canoa acabou por se virar perto de uma rocha conhecida por "submarino" com dois jovens portugueses a bordo, enquanto uma concorrente, da mesma nacionalidade, que seguia noutra embarcação, sentiu-se mal, tendo as duas situações obrigado, de novo, à intervenção da lancha salva-vidas do ISN, a fim de levar os canoístas para terra.
Já na zona Algar Seco, as autoridades marítimas e uma vez mais a embarcação do ISN tiveram de socorrer dois jovens banhistas portugueses quando estes foram arrastados pelo mar após terem saltado de uma rocha.