79 menores resgatados em operação contra a prostituição

As autoridades norte-americanas resgataram hoje 79 menores que se prostituíam e 104 presumíveis proxenetas numa grande operação contra a prostituição infantil, que foi levada a cabo em 57 cidades dos Estados Unidos, anunciou o FBI, citado pelas agências.
Publicado a
Atualizado a

A intervenção começou na sexta-feira e ficou concluída no domingo, tendo participado nela mais de 2 500 agentes e funcionários das autoridades estatais, locais e federais.

Segundo informou o diretor executivo interino do FBI, Kevin Perkins, os menores que foram resgatados durante esta operação têm entre os 13 e os 17 anos de idade.Uma das menores contou que começou a prostituir-se aos 11 anos.

"Muitas vezes, os menores envolvidos neste tipo de atividades são crianças sem afeto, oriundas de lares destroçados, podendo inclusivamente muitos deles viver nas ruas. Procuram comida, um lugar para ficar, procuram alguém que cuide deles e é aí que se realiza o primeiro contacto", explicou Perkins. "Sofrem um grande dano e precisam de ajuda", acrescentou o mesmo responsável.

Perkins precisou que as pessoas que exploram estes menores fazem parte de redes criminosas e têm planos e estratégias de negócio. Por isso, disse, mudam as crianças de um estado para outro para satisfazer "os seus clientes". Procuram possíveis vítimas na Internet ou na rua, onde a oferta de ajuda surge como um primeiro passo para ganhar a confiança dos menores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt