7 dias, 7 propostas pela fadista Vânia Duarte

A fadista Vânia Duarte tem um novo disco, homónimo, editado pelo Museu do Fado no qual nos canta e conta fados da sua autoria e da sua vida. Natural de Benavente, integra o elenco fixo há 18 anos da casa de fado em Alfama, Casa de Linhares, da qual se tornou proprietária. Estas são as suas sugestões para os próximos sete dias.
Publicado a
Atualizado a

1. Festa
Santos
Bairros de Lisboa
Domingo, 12 de junho

Confesso que neste dia não há nada mais festivo do que os Santos populares! Lisboa em festa depois de termos estado confinados, é a minha melhor sugestão. Começar por visitar a igreja e o museu de Santo António, situados perto da Sé onde se irão celebrar os casamentos abençoados por este Santo padroeiro. Descer a avenida e acompanhar o desfile das marchas populares e por fim, mas não menos importante, acabar em festa nos bairros típicos de Lisboa e desfrutar dos arraiais.

2. Brunch
Basílio Lisboa
Rua dos Bacalhoeiros, 3
Segunda, 13 de junho

O pequeno-almoço é a minha refeição preferida! Adoro a ideia de poder faze-lo a qualquer hora do dia. Além disso brunch acompanha sempre bem com feriado! A comida é ótima, desde as panquecas aos morning bowls. Sinto-me sempre em casa, o espaço é acolhedor e familiar. É descontraído e despreconceituoso. O conceito é oferecer todos os dias pratos saudáveis. No Basílio, todos os dias são domingo!

3. Livro
O Poder do Agora
De Eckhart Tolle
Terça, 14 de junho

Numa fase da minha vida em que procurei saber mais sobre o meu "eu" dei de caras com O Poder do Agora. É, na verdade, um guia para o crescimento espiritual, um livro sem pressa de ser lido. Segundo o autor, Eckhart Tolle, não é possível lê-lo de ponta a ponta. Ler apenas excertos e refletir sobre os mesmos. Não existe a obrigatoriedade de acabar de o ler, até porque esse não é o objetivo. Um guia fascinante, que não se perde no tempo. Tenho sempre vontade de revisitá-lo. E sempre que o faço interpreto a profundidade e o sentido da vida de maneira diferente. Evoluirmos e entendermo-nos será sempre um grande desafio!

4. Jantar
Casa de Fados
Casa de Linhares
Quarta, 15 de junho

A Casa de Linhares é hoje o que resta de um edifício renascentista que ruiu no terramoto de 1755. Aqui viveram os Condes de Linhares, uma das famílias nobres de Portugal. Erguida junto às margens do Tejo, no século XVI, a Casa de Linhares mantém ainda o charme oitocentista. É uma casa de fados. O fado é tocado e cantado por profissionais, dos quais realço o nome de Jorge Fernando, Fábia Rebordão, André Baptista ou José Quaresma. Na guitarra portuguesa Bruno Chaveiro ou André Dias. É uma casa de fados que dá primazia ao fado naturalmente, mas também aos sabores típicos com toque moderno da cozinha tradicional portuguesa. O ambiente é harmonioso. Um conjunto de vivências particulares que em simultâneo se transformam num momento memorável. É definitivamente uma experiência que recomendo.

5. Praia
Ribeiro do Cavalo
Parque Natural da Arrábida
Quinta, 15 de junho

Os dias quentes estão a chegar e com eles a vontade de apanhar sol. A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma das minhas praias preferidas, não só pela incontornável beleza, mas também pela calma e tranquilidade adjacentes. Fica a pouco mais de 40 km de Lisboa, no Parque Natural da Arrábida. Uma praia selvagem, natureza no seu estado puro, não é vigiada e não tem qualquer tipo de serviços. É uma verdadeira aventura pelos acessos difíceis, mas é por isso que me encanta passar um dia na tranquilidade desta paisagem numa praia quase deserta!

6. Filme
Passengers
Com Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen
17 de Junho de 2022

Durante uma viagem ao espaço, dois passageiros despertam 90 anos antes do tempo programado devido a uma avaria numa das suas cápsulas. Sozinhos, Jim (Chris Pratt) e Aurora (Jennifer Lawrence) acabam por se apaixonar. No entanto, pelas avarias constantes percebem que são os únicos capazes de salvar todas as cinco mil pessoas a bordo. Todas elas estão num sono profundo em busca de aventura para viver noutro planeta. Quando vi este filme fiquei a pensar na possibilidade desta história ser real. E confesso que durante algumas horas pensei numa questão que quero partilhar, tendo em conta que este casal acordou a meio do trajeto e ainda tinha 90 anos para viver (e morrer) durante o mesmo. Como é que conseguiram passar o tempo e as suas vidas inteiras isolados da sociedade?

7.Festival
Rock in Rio
Parque da Bela Vista
Sábado, 18 de junho

É um festival de música idealizado pela primeira vez, pelo empresário Roberto Medina em 1985, mas só chegou a Portugal em 2004. É considerado o oitavo melhor festival do mundo pelo Festival Fling. Fui pela primeira vez ao Rock in Rio em 2018 até então nunca me tinha apercebido da dimensão deste festival. Este ano o Rock in Rio volta mais uma vez a Portugal. O cartaz é fantástico, principalmente porque me recorda que há 15 anos atrás conheci a Sara Correia (fadista) trabalhámos juntas e hoje é um orgulho poder vê-la neste festival a representar a nova geração do fado.

filipe.gil@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt