50 anos depois, 'Doctor Who' continua em força na TV

Com 33 temporadas e 11 protagonistas, o formato da BBC prepara-se para festejar o seu 50.º aniversário em novembro. Mas as comemorações já começaram
Publicado a
Atualizado a

Meio século de televisão é quanto a mais longa série de ficção científica se prepara para celebrar este ano. Com 1200 anos de vida, estimados pelos fãs do formato, a personagem de ficção científica, conhecida como O Doutor, parece estar para durar no pequeno ecrã.

Criada em 1963, Doctor Who fora inicialmente concebido como um formato pedagógico britânico, para animar e educar os mais novos, graças aos termos científicos que eram utilizados durante as emissões. Nomes como " TARDIS" (Time and Relative Dimension in Space - em tradução literal, dimensão relativa e temporal no espaço), a máquina do tempo de O Doutor, ou Gallifrey, o seu planeta de origem, tornaram-se rapidamente parte do dicionário dos fãs da série.

A verdade é que a trama acabou por agradar a pequenos e graúdos, tornando-se uma das mais bem-sucedidas séries na história da televisão.

Ao longo dos 50 anos de existência, nem sempre Doctor Who esteve no ecrã sob a sua forma original. Em 1989, com 26 temporadas emitidas e já na sétima personagem de O Doutor, a BBC decidiu cancelar o programa, devido a um decréscimo nas audiências e a um aumento dos custos de produção. Em 1996, era produzido o primeiro telefilme da série e até 2005 foram vários os especiais que mantiveram a história viva na mente dos seus fãs.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt