'5 Para a Meia-Noite' passa a ser semanal a partir de setembro
É já a partir de setembro que o 5 Para a Meia-Noite vai deixar de existir tal como o conhecemos. O programa de late night despede-se na próxima quarta-feira, dia 8, com um especial de duas horas e regressa renovado na rentrée. Deixa de ser diário e passa a ter uma presença semanal na RTP1. "É um programa que vai existir sobretudo em formato diário no RTP Play, onde é fortíssimo, e depois haverá uma versão semanal que será o apogeu de todo o conteúdo que sai da internet", começou por explicar o diretor de programas da estação, Daniel Deusdado, à nossa publicação.
Esta quarta-feira, o primeiro canal vai exibir um programa que vai contar com a presença de quase todos os apresentadores que estiveram no comando do 5 Para a Meia-Noite em 2015 e 2016. "É um especial que fecha este ciclo do 5 Para a Meia-Noite do ponto de vista diário e que o lança para o passo seguinte da história, que é um programa que vai à procura do seu público mais fiel, o da internet", sublinhou Deusdado.
A decisão da direção de programas da estação pública em tornar o programa de late night num formato semanal prende-se com o seu desgaste natural. "O 5 Para a Meia-Noite é uma grande marca da RTP, uma marca que nasceu na RTP2 com irreverência e com liberdade, que com o tempo vai-se desgastando. E quanto mais o tempo passa, mais essa fratura fica à vista", justificou Deusdado, sem retirar mérito a tudo o que o programa alcançou.
A mudança para a RTP1 fez aumentar as exigências relativamente às audiências do "5 Para a Meia-Noite". "Tornou-se num programa mais mainstream e nessa medida acabou por deixar de ser um clube de um conjunto de espectadores que alinhava nesse formato para transformar-se num programa com uma exigência natural da RTP1. O seu resultado é extraordinariamente bom comparando com a sua história na RTP2, nunca perdeu, mas na RTP1 é um programa que parece estar sempre em perda em comparação com os rácios dos canais principais, TVI e SIC".
Ainda a afinar as grelhas de setembro, a direção de programas da estação ainda está a avaliar o que irá substituir o programa 5 Para a Meia-Noite na faixa do late night, bem como os apresentadores que vão transitar para este novo modelo.
Contactado pela nossa publicação, Nilton, que até agora era o anfitrião das sextas-feiras, revelou que ainda não sabe se fará parte do renovado 5 Para a Meia-Noite. "Não é uma despedida, e isso é uma boa notícia. Seja comigo, seja com quem for", realçou.
A partir de dia 9 e durante o Euro 2016, a RTP1 vai ocupar o late night com o programa A Culpa é do Ronaldo. Depois segue-se uma aposta em séries e filmes até setembro, altura em que vão ser anunciadas as novas apostas da estação pública.