4700 soldados dos EUA vão sair do Japão

O Japão e os Estados Unidos acordaram a transferência de 4700 efetivos da marinha norte-americana da ilha de Okinawa, no sul do Japão, para o território norte-americano de Guam, revelou a agência Kyodo.
Publicado a
Atualizado a

O acordo, confirmado por fontes oficiais das Forças Armadas de ambos os países à Kyodo, integra o pacto bilateral de 2006 que definiu que cerca de 8.000 soldados dos Estados Unidos são deslocados de Okinawa para Guam.

Além dos soldados transferidos para Guam, outros cerca de 3.300 serão transferidos para outras bases do Pacificio como Hawai, Austrália ou Filipinas, num acordo que poderá ser oficial já a 13 de fevereiro.

O acordo prevê também a transferência de tropas norte-americanas da base de Futenma, situada numa zona residencial de Okinawa, para uma outra base a norte da ilha, na cidade de Nago.

O plano conta com a oposição dos governos locais e dos residentes de Okinawa que pretendem que a base seja transferida para fora das ilhas que formam a província japonesa.

As ilhas da província de Okinawa albergam mais de metade dos cerca de 48.000 soldados que os Estados Unidos mantêm no Japão desde a II Guerra Mundial e 75 por cento da centena de instalações militares norte-americanas existentes no Japão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt