Protegida pela serra e com o pequeno ilhéu a fazer de guarda à entrada da baía de águas claras e transparentes, a praia da Ribeira Quente - também denominada de praia do Fogo - é uma das mais intimistas, senão mesmo a mais, da ilha de São Miguel (Açores).
Situada na costa sudeste da ilha, a 53 km de Ponta Delgada, vale a pena fazer algumas dezenas de quilómetros para fruir do silêncio que ali se regista ao fim do dia, quando já partiram a maioria de todos aqueles que apostaram mais em bronzear-se do que em tirar partido da magia do local. Um silêncio, apenas quebrado pelo marulhar das ondas que morreram muito antes de chegar ao areal acinzentado ou por um ou outro grito de gaivota....
É mágico o local, são mágicas as cores, que ajudam qualquer ser a reconciliar-se com a vida. A existência de nascentes hidrotermais submarinas faz com que a água do mar seja normalmente tépida. Normalmente, porque existem locais em que ela ferve de facto, forçando os banhistas a mudar rapidamente de sítio. Saltando, às vezes. Daí que, para muitas crianças, ela não seja a "praia do Fogo ou da Ribeira Quente" mas a "praia dos saltinhos".