3,7 milhões de euros em multas na segurança privada
Na cerimónia do 144.º aniversário da Polícia de Segurança Pública (PSP), em Lisboa, o director nacional da corporação, o superintendente chefe Guilherme Guedes da Silva, afirmou que em matéria de segurança privada, área na tutela da PSP, o valor das coimas aplicadas foi superior a 3,7 milhões de euros. Fazendo um balanço da actividade operacional da PSP no ano passado, Guedes da Silva adiantou que foram executadas mais de 26 mil operações policiais, nas vertentes preventiva e repressiva, e realizadas mais de 25 mil detenções.
Na outra das competências exclusivas da PSP, armas e explosivos, foram realizadas mais de 6900 acções de fiscalização, apreendidas mais de 8.800 armas de fogo por diversos motivos e mais de 16 mil quilos de explosivos. Na investigação criminal, foram organizados cerca de 200 mil novos processos-crime e efectuadas mais de 3.900 detenções no âmbito de processos de investigação.
Segundo a PSP, o maior peso da criminalidade recai na área da responsabilidade da corporação, que registou no ano passado 52 por cento do total da criminalidade geral e 76 por cento do total da criminalidade violenta e grave. A PSP tem à sua responsabilidade a segurança de cinco milhões de pessoas e o policiamento das grande áreas urbanas, nomeadamente 330 zonas urbanas sensíveis.