2500 euros para levar curta 'Deus Providenciará' a Cannes
"Abandonar populações inteiras no interior do país privando-as de serviços de saúde e educação é o primeiro passo para o abismo, sacrificando-se o futuro. Um cancro que se espalha pelo país. Decisões de vida ou morte que, pela sua complexidade, têm se ser feitas tendo em conta vários fatores, sendo o dinheiro apenas um deles", explica à Lusa Jaime Monsanto, argumentista e ator na produção da Frame.
Maria (Isabel Abreu), médico (Jaime Monsanto), padre (Pedro Manana) e radialista (António Durães) são os quatro personagens da "curta" que vai arrancar com 2.500 euros, mas espera reunir, em sistema de crowdfunding (deusprovidenciara.wordpress.com), 40.000 de forma a produzir "um trabalho de grande qualidade técnica, aportando mais realidade à mensagem".
"Quanto mais dinheiro angariarmos, mais qualidade técnica conseguimos trazer ao filme e será ainda mais possível fazermos um trabalho de grande qualidade. Este é um tema ao qual urge dar atenção e voz. E não é só no Natal. Acreditamos que podemos ser notados em Cannes", perspetiva o jovem realizador Luís Porto.
O diretor, de 22 anos, assume que a solução deverá passar por "usar a criatividade como forma de cobrir o orçamento em causa": "no cinema é tudo possível caso se tenha uma boa mistura de tempo e dinheiro, ou um dos dois em exagero".
"O tempo é o nosso trunfo, mas o cinema é uma arte de equipa e formar uma capaz de resolver os problemas orçamentais exige um grupo capaz e experiente. Como todo o profissional de qualquer área, o seu trabalho tem de ser justamente pago. E há os normais custos de um filme, cenografia, deslocações, estadias e alimentação, entre outros", completa.
A curta-metragem, que remonta ao Portugal rural de 1985, vai ser rodada de 20 a 26 de janeiro em Arga de São João (Caminha) e Sernancelhe (Viseu).
"Num cenário ideal, precisamos de 40.000 euros para a curta. Excluindo o apoio que já temos da GDA, com 2.500 conseguimos o básico: dormir, comer e deslocarmo-nos para os locais de filmagem. Mas será impossível pagar ao staff, 'colorir' o trabalho, contratar duplos para a cena do acidente, ou fazer uma cena em 3D, determinante para mudar completamente o trabalho final", explica a produtora Laura Milheiro
A responsável de 22 anos entende que "o crowdfunding e os patrocínios são essenciais" para o êxito da missão, pois defende que a qualidade "é imprescindível para poder vingar em Cannes", pelo que safia as pessoas a visitar o deusprovidenciara.wordpress.com e a contribuir para o projeto.
"Conseguimos fazer algo de qualidade com tão pouco? Conseguimos. Mas queremos ir mais além. Acreditamos muito na história e em toda a equipa. Vamos a Cannes surpreender", conclui.