21 perplexidades

Publicado a

1 O problema é a investigação do MP e o Estado de Direito a funcionar e não a corrupção com o seu carácter estrutural na política portuguesa?!

2 Costa sugeriu Centeno para primeiro-ministro. O mesmo Centeno dos bilhetes para o Benfica e cuja passagem do Executivo para o regulador foi um lamaçal deontológico. Agora voltava para o Governo com a mesma falta de ética?! O Banco de Portugal é hoje o quê? Cotada do PS? E, mesmo depois de tudo isto, Costa nada aprendeu? Falta de noção, no mínimo.

3 António Costa demite-se e exonera Escária, mas mantém Galamba?!

4 Galamba demitiu-se por causa da pancadaria no ministério, mas agora recusa-se a sair?

5 Não há condições para os debates quinzenais com o primeiro-ministro na Assembleia da República, mas há condições para aprovar e executar o Orçamento, uma lei fundamental?

6 Marcelo acha mesmo imprescindível, para proteger o interesse nacional, instrumentalizar o calendário eleitoral para permitir a aprovação do OE por um partido atolado em corrupção e totalmente desacreditado?

7 Se Galamba sair, como deve ser, como será a cerimónia de tomada de posse do novo ministro? Será com um primeiro-ministro demissionário a empossar um ministro temporário?!

8 E quem se prestará a este papelinho de ministro com prazo de validade?

9 O comunicado do Ministério Público é pífio tanto quanto é ultra-poderoso e derrubou um Governo?!

10 Se a actuação do MP tivesse sido mais exuberante seria acusado de mediatismo, etc... Mas foi "de surpresa" e criticaram-no na mesma.

11 Se o comunicado não incluísse uma breve explicação sobre o PM exigiriam que o MP dissesse algo sobre o envolvimento de Costa. Mas como inclui, já não gostam.

12 Se o comunicado não fosse sucinto acusariam o MP de excessos. Como foi, criticam na mesma.

13 Foi António Costa que se demitiu perante o comunicado do MP. Não foi o MP que demitiu Costa. Facto. O Governo é que teve de pedir a demissão perante tanto regabofe!

14 Esta crise não é da responsabilidade do MP, mas sim de quem desbaratou uma maioria absoluta.

15 Os comentadores do regime não aprenderam nada com as figurinhas tristes que fizeram com Sócrates?!

16 Quem atribuiu o epíteto de "melhor amigo" a Lacerda Machado para lhe conferir poderes de negociador em mega-dossiers, como o BES e a TAP - como se de um estatuto institucional se tratasse -, foi o próprio PM. Foi ele que lhe ofertou o corta-mato e o curto-circuito.

17 Um homem como António Costa - que nunca nada mais fez na vida além de política - limitou-se a, inocentemente, rodear-se de corruptos?! E também foi com toda a candura que pisou na ética e tudo geriu sem princípios?! Antigamente, isto não se chamava de ingenuidade.

18 Então não é "à Justiça o que é da Justiça"?! Querem agora que a Justiça em vez de ter o seu tempo, o seu necessário ritmo, se adapte ao cronograma político e tudo esclareça antes das eleições?! Em que é que ficamos?

19 Por ora, o julgamento que todos temos de fazer é o político, ou não? Alguém vai substituir-se à Justiça?! E nessa avaliação política, Costa chumba pesado, certo?

20 Pedro Nuno Santos esteve silente com Sócrates, esteve sempre com Costa (quase até ao fim) e saiu por más razões, pejado de mentiras e contradições. É esta a regeneração do PS?!

21 Se o PS, o BE, o PC ou o Livre, realmente se arrepiam com o Chega num Governo, então estarão disponíveis a viabilizar um Governo PSD, certo? Coligam-se?

Psicóloga clínica.
Escreve de acordo com a antiga ortografia

Diário de Notícias
www.dn.pt