2016. O ano das séries culto, dos crimes e heróis de BD

'Ficheiros Secretos', 'American Crime Story' e 'Vinyl' entre as séries mais aguardadas do ano, segundo diretores dos canais de séries
Publicado a
Atualizado a

Já elaborou uma lista exaustiva de séries para ver nos próximos meses? Então sugerimos seriamente que a reveja. É que 2016 ameaça ser um ano de fortes novidades na área da televisão, reforços à já talvez absurda quantidade de formatos na ficção televisiva - no ano passado estrearam-se 409 séries, um número recorde. Gostos são gostos, não se discutem, mas, pelo sim pelo não, pedimos a opinião a quem percebe do assunto. Quais são, afinal, as tendências para este ano e quais as tramas mais promissoras?

"Prevê-se uma grande aposta em séries non-procedural, ou seja, dramas de forte base argumental com intrigas complexas e densas, com um enorme apelo dramático e que prometem clímax. Outra das tendências são as adaptações de banda desenhada [especialmente da Marvel], exemplos de Legends of Tomorrow, Jessica Jones, Daredevil, Luke Cage, Defenders, Preacher ou Outcast", começa por sublinhar Gonçalo Moura, diretor de programas da Fox Portugal.

Mais: "Vários realizadores de cinema conceituados estão a ser transportados para a TV: Martin Scorsese (com Vinyl), Baz Luhrmann (The Get Down), David Fincher (Mindhunter) ou Ridley Scott (The Man in the High Castle)", aponta o mesmo responsável.

"Por outro lado", continua, "há também o regresso de séries de culto e de sucesso em décadas passadas, como Ficheiros Secretos, Full House, Tales from the Crypt, Twin Peaks ou Os Marretas".

António Teixeira, diretor de TV e Digital na NOS Lusomundo TV (empresa que produz e distribui os Canais TVCine & TVSéries), destaca também, como uma das principais tendências, o ressuscitar de clássicos como Ficheiros Secretos e Twin Peaks, apontando ainda como exemplos Star Trek e Roots, que "já estão em pré-produção".

Outro título incontornável do pequeno ecrã, frisa ainda o executivo, é A Guerra dos Tronos. "Independentemente das audiências, é impossível não mencionar A Guerra dos Tronos, é um fenómeno mundial. Mesmo as temporadas anteriores têm ultrapassado as nossas expectativas."

As mais aguardadas?

American Crime Story (que reconstrói o julgamento de O.J. Simp-son) é, para Gonçalo Moura, a resposta óbvia. "Embora ainda não se tenha estreado, já foi renovada para uma segunda temporada. E estará muito em breve na Fox", revela.

Na sua opinião, de entre as tramas que vão chegar em força neste ano a Portugal, sobressaem ainda Ficheiros Secretos (os seis novos episódios arrancam a 26 de janeiro na Fox), "pelo seguimento de culto que alcançou a nível mundial"; The Catch, "a nova criação da máquina de Shonda Rhimes"; Out-cast, "uma aposta in-house, com muito potencial, do mesmo criador de The Walking Dead"; Billions; Ash vs. Evil Dead; Queen of the South, "a versão feminina de Pablo Escobar com a atriz brasileira Sónia Braga no principal papel e Joaquim de Almeida com grande destaque"; e ainda Shades of Blue, "por ter Jennifer Lopez como protagonista".

Já António Teixeira destaca as apostas do canal norte-americano HBO, como "Vinyl [de Mick Jagger e Martin Scorsese], Westworld (com Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood), Codes of Conduct, Divorce (comédia com Sarah Jessica Parker) e Big Little Lies (com Nicole Kidman e Reese Witherspoon)". Todos eles com estreia garantida no TV Séries, frisa o diretor, que aproveita também para destacar a série Billions, do canal Showtime, que arranca a 24 de fevereiro na sua estação. "De resto", conclui António Teixeira, "é de louvar a oferta muito alargada de séries atualmente em Portugal, com algo disponível para todos os públicos".

A revista Variety fez este mesmo exercício. E, curiosamente, algumas das mais promissoras séries de 2016, eleitas pela publicação, batem certo com as previsões dos responsáveis portugueses: casos de Shades of Blue, Billions, American Crime Story, Vinyl, Fuller House, The Catch e Westworld. A publicação destaca ainda tramas como Teachers (TV Land), Madoff (ABC) ou The Night Manager (AMC), para já só com datas de estreia nos EUA.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt