19 portugueses na corrida para prémio Mies van der Rohe

Espanha é o país com mais nomeações, 35, e Portugal tem 19 candidatos ao Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe
Publicado a
Atualizado a

São 19 os proprojectos portugueses candidatos ao maior prémio de arquitetura na Europa, 18 dos quais assinados por arquitectos nacionais. A lista de finalistas ao Prémio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe, cujo vencedor será conhecido em fevereiro, é formada por 420 projetos oriundos de 36 países.

Entre os arquitetos nacionais estão nomes como Souto Moura, Com o Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo, Gonçalo Byrne (com a a reabilitação e Ampliação do Museu Nacional Machado de Castro) e João Luís Carrilho da Graça (com o Data Center Portugal Telecom).

Espanha é o país que tem mais obras a concurso (35). No global, 27% dos projectos são de habitação, 24% são edificios culturais, 11% são estabelecimentos de ensino e os restantes 33% referem-se a espaços desportivos, comerciais, governamentais, urbanos e de transportes.

O júri vai anunciar a shortlist nos finais de Janeiro 2015. Recorde-se que o Banco Borges e Irmão de Vila do Conde, de Siza Vieira, já foi contemplado com este prémio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt