160 mil pessoas na Zambujeira
O Sudoeste TMN juntou, este ano, cerca de 160 mil pessoas durante os quatro dias de festival na Herdade da Casa Branca. Na Zambujeira do Mar, logo no warm up day, ou seja, no dia de recepção ao campista, contavam-se mais de 20 mil festivaleiros. Os números foram confirmados por Jwana Godinho, da Música no Coração, que adiantou também as datas para a 13ª edição, em 2009: o festival regressa a 6,7,8 e 9 de Agosto. Por confirmar está ainda o dia 5: "Não sabemos se será um dia oficial ou se vai seguir o modelo deste ano", revelou a responsável.
2008 foi ano de Sudoeste alargado, com a abertura do parque de campismo no dia 2 e a apresentação diária de concertos. "Com esta fórmula conseguimos oferecer boas condições a todos os que já vinham acampar antes do início do festival ". Jwana Godinho recorda que para esta 12ª edição foram garantidas "todas as condições de higiene, segurança e alimentação para os dias que antecederam a abertura do recinto", com o apoio dos bombeiros e a presença constante nadadores salvadores no canal.
Este foi também o ano que acolheu mais festivaleiros estrangeiros, sobretudo de Espanha e da Ilhas Britânicas. Isto graças à promoção internacional da Música no Coração mas também como consequência de um "efeito boca-a-boca que tem crescido com os anos". Espanha é, aliás, um alvo estratégico. Para a organização, "o Sudoeste TMN não fica nada atrás dos festivais espanhóis e tem a vantagem de apresentar um preço mais competitivo".
Para lá das picadelas de insecto, lesões ligeiras ou um ou outro caso de álcool em excesso, "não foram registados incidentes significativos", afirma Jwana Godinho, que destaca também a idade média dos festivaleiros, cada vez mais novos. A preparação do Sudoeste TMN 2009, garante a organização, arranca hoje mesmo.