15 euros um Hambúrguer: Luanda é a cidade mais cara

Um café em Luanda até pode custar em média 2, 90 euros, longe dos 6,20 euros de Moscovo, mas arrendar uma moradia de luxo na capital angolana pode chegar a uns astronómicos 11 200 euros, mais ainda do que na cosmopolita Hong Kong.
Publicado a
Atualizado a

Estes valores explicam porque Luanda foi considerada a cidade mais cara do mundo para os expatriados, segundo um estudo da Mercer sobre o custo de vida em 2013.

Na Europa, o "prémio" de cidade mais cara vai para Moscovo, onde um litro de leite custa em média 5,68 euros. Mas a Suíça consegue colocar três cidades - Genebra, Zurique e Berna - no top 10 das mais caras.

Tóquio é a mais cara da Ásia - e a terceira mais cara do mundo. África consegue ainda uma segunda representante nas 10 primeiras: N"djamena, a capital do Chade, onde um simples, mas raro, hambúrguer pode obrigar a desembolsar mais de 19 euros. Em Luanda anda perto dos 15 euros.A Oceania garante o último lugar do top 10, com a australiana Sydney.

A base de comparação usada pela Mercer é Nova Iorque e este estudo é feito para empresas e Governos, para ajudar a definir o salário a pagar aos seus empregados fora do país de origem.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt