12 filmes animados para um só Óscar
A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que seleccionou 12 longas-metragens animadas para serem candidatas à nomeação ao Óscar da categoria. Desta dúzia, sairão os três filmes concorrentes à estatueta.
Além de Ratatui, da Pixar/Disney, foram ainda escolhidos Persepolis, da desenhadora iraniana Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, premiado este ano no Festival de Cannes; Os Robinsons, também da Disney; Alvin and the Chipmunks, baseado num velho desenho animado televisivo; Bee Movie, com produção e voz de Jerry Seinfeld, que também participou no argumento; Beowulf, de Robert Zemeckis; Shrek o Terceiro, da DreamWorks; Aqua Teen Hunger Force Colon Movie Film for Theaters; Os Simpsons: O Filme; Dia de Surf; TMNT-Tartarugas Ninja, Uma Nova Aventura, eTekkonkinkreet.
Destes doze filmes, quatro foram feitos segundo as técnicas tradicionais de animação. Alvin and the Chipmunks é o único que mistura animação convencional e por computador. Os restantes são todos digitais. Beowulf utiliza a técnica da performance-capture, já usada em 2004 em Polar Express, também de Robert Zemeckis, e a que Peter Jackson lançou mão igualmente para criar a personagem de Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis.
Segundo a revista Variety, a Academia de Hollywood ainda teve dúvidas se Beowulf, onde também participam actores como Anthony Hopkins ou Angelina Jolie, devia ser considerado como um filme de animação ou de acção real, mas a verdade é que acabou por constar da lista.
As únicas produções não-americanas desta dúzia de candidatos ao Óscar da Longa-Metragem de Animação são Persepolis (França) e Tekkonkinkreet (Japão).
As nomeações aos Óscares serão anunciadas nopróximo dia 22 de Janeiro de 2008. |- E.B. e DISNEY/PIXAR (imagem)