100 quilos de meixão apreendidos e dois homens detidos
Em comunicado enviado pela Marinha, é anunciado que durante o dia de hoje "o Comando Local da Polícia Marítima da Nazaré, levou a efeito uma operação de combate à captura e comercialização ilegal de meixão, na zona de S. Martinho do Porto".
"No decorrer desta operação, foram efetuadas buscas não domiciliárias num armazém situado em Alfeizerão, Alcobaça, onde foram apreendidos cerca de 100 quilos de meixão, sendo que cerca de 15 quilos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural", acrescenta o mesmo documento.
Segundo a Marinha, no decorrer da operação - que envolveu diversos elementos do Grupo de Acções Tácticas da Polícia Marítima - foram ainda detidos dois indivíduos suspeitos da prática do crime de dano contra a natureza, tendo ainda sido apreendidas quatro viaturas "e diverso material suscetível de ser utilizado na conservação e posterior comercialização do meixão".
A captura do meixão é ilegal em todo o país, com a exceção do Rio Minho, onde é permitida, podendo o preço do quilo da enguia bebé chegar aos 400 euros em Portugal.