10 filmes de super-heróis para (re)ver enquanto espera pelos novos Vingadores
A menos de uma semana da estreia em Portugal de "Vingadores - A Era de Ultron", a expectativa é alta, ainda mais quando muitas críticas apontam o filme que junta vários super-heróis (Capitão América, Thor, Iron Man Hulk, Black Widow e Hawkeye) como o melhor do género.
Enquanto se aguarda pela estreia na quinta-feira para comprovar se será mesmo verdade o que muito se tem escrito sobre o segundo filme dos "Vingadores", o DN preparou um top ten dos melhores filmes de super-heróis. Sabemos que outros poderiam cá estar, mas fica esta seleção...
10. Os Guardiões da Galáxia
Demorou cinco anos desde que o guião começou a ser escrito até que finalmente estas personagens da Marvel chegassem ao cinema em 2014. O filme que conta com Chris Pratt no papel de Peter Quill, a liderar o grupo de super-heróis, que têm de trabalhar juntos para salvar o universo. Vin Diesel e Bradley Cooper dão voz a Groot e Rocket, respetivamente. "Os Guardiões da Galáxia", de James Gunn, rendeu mais de 700 milhões de dólares (644 milhões de euros).
[youtube:d96cjJhvlMA]
9. Capitão América: O Primeiro Vingador
Dirigido por Joe Johnston, o filme de 2011 mostra como tudo começou para o Capitão América. Chris Evans é Steve Rogers, que tudo faz para se alistar no exército, mas a sua constituição física faz com que o seu alistamento seja sempre recusado. Acaba por aceitar fazer parte de uma experiência que o transformará num super-soldado. O elenco do filme contou ainda com Tommy Lee Jones e Hugo Weaving. Rendeu quase 400 milhões de dólares (367 milhões de euros) e já teve uma sequela: "Capitão América: O Soldado do Inverno". Um terceiro filme deverá estrear em maio do próximo ano.
[youtube:JerVrbLldXw]
8. X-Men
A vida dos mutantes com super-poderes que tentam viver num mundo quem nem sempre tolera as suas diferentes características chegou ao cinema em 2000, marcando o início de uma das sagas cinematográficas mais populares baseada em bandas-desenhadas. O filme de Brian Singer conta com dois atores de peso: Patrick Stewart e Ian McKellen. Halle Barry que ganharia o Óscar dois anos depois; James Mardsen era uma referência entre as adolescentes e a jovem Anna Pacquin chegava este filme como a vencedora de um Óscar sete anos antes, pelo filme "O Piano", quando ainda era uma criança. E depois temos Hugh Jackman. Hoje é impossível imaginar outro ator no papel de Wolverine e a carreira de Jackman muito tem a agradecer a este super-herói. Mas apenas foi a terceira escolha: Russell Crowe não chegou a acordo para o salário e Dougray Scott lesionou-se num ombro e ainda atrasou-se nas filmagens de Missão Impossível II. A receita de X-Men superou os 300 milhões de dólares (275 milhões de euros).
[youtube:Iy5R5_T243w]
7. Batman
É pela mão de Tim Burton que Batman, da DC Comics, ganha uma nova vida no cinema. O lado sombrio de Gotham e das suas personagens fazem esquecer por completo os filmes (e a série) que pouco representavam a verdadeira natureza de um dos super-heróis mais famosos de sempre. Batman é partir deste filme de 1989 representando de uma forma mais séria e Tim Burton não fez por menos na escolha do elenco que foi de luxo: Michael Keaton (Batman), Jack Nicholson (Joker) Kim Basinger (Vicki Vale) e Jack Palance (Carl Grissom). O filme amealhou mais de 400 milhões de dólares (367 milhões de euros).
[youtube:F07Mf1kxUKY]
6. Homem de Ferro
Desde os anos 90 que havia planos para levar para o cinema o Homem de Ferro (Iron Man, no original). No entanto, só quando a Marvel readquiriu os direitos é que finalmente o filme avançou com Robert Downey Jr no papel principal que o recolocaria como um dos atores mais bem pagos do Hollywood, depois de uma carreira com muitos altos e baixos. O "Homem de Ferro" conta ainda com Gwyneth Paltrow e foi um sucesso mal estreou em 2008, somando quase 600 milhões de dólares em receitas (551 milhões de euros). Foram já feitos mais dois filmes. De destacar ainda a excelente banda sonora, que conta com AC/DC, Black Sabbath e Audioslave.
[youtube:8hYlB38asDY]
5. Os Vingadores
E o que é que pode ser melhor do que um bom filme de super-heróis? Um filme com vários super-heróis. É pela mão de Joss Whedon que "Os Vingadores" (The Avengers, da Marvel) chegam ao cinema e dificilmente se podia pedir melhor. Capitão América, Thor, Iron Man Hulk, Black Widow e Hawkeye são juntos para assim ser possível bater Loki e o seu exército. Teve sucesso? Rendeu mais de 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).
[youtube:eOrNdBpGMv8]
4. Watchmen: Os Guardiões
O filme de Zack Snyder é uma adaptação muito fiel da banda-desenhada de culto escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons. Tem heróis sem super-poderes, anti-heróis e um dos heróis mais poderosos da história do cinema, Doctor Manhattan. Mas é a ligação entre dois tempos e a ligação com a realidade do final da Guerra Fria que lhe dão grande parte do interesse. E Rorschach claro, o anti-herói paranoico que carrega a história. O filme (2009) arrecadou mais de 185 milhões de dólares (170 milhões de euros).
[youtube:ONQ3Zgy195Y]
3. Batman Regressa
O melhor de Tim Burton em Batman ainda estava para vir após o sucesso do primeiro filme. Burton quase esteve para não dirigir esta sequela, mas quando a Warner Bros lhe concedeu maior liberdade criativa e a substituir o argumentista, Burton começou a preparar o segundo filme de Batman, mudando quase todo o guião que estava inicialmente pensado. Não quis nem Robin, nem Harvey Dent (personagens que entrariam no terceiro filme, com Burton a ser apenas o produtor) e centrou as atenções em Catwoman e Penguin. O mundo "underground" da personagem desempenhada Danny DeVito é cativante, enquanto Michelle Pfeiffer foi uma Catwoman inesquecível (Annette Bening foi a primeira escolha, mas engravidou e foi substituída por Pfeiffer). No entanto, a receita do filme foi uma desilusão, ficando-se pelos 266 milhões de dólares (244 milhões de euros), muito longe do primeiro Batman. Foi a última vez que Michael Keaton vestiu o fato deste super-herói.
[youtube:TlbtLfWvFbo]
2. Super-Homem
O filme de Richard Donner (1978) marcaria o início de uma era dos super-heróis no grande ecrã. Pela primeira vez, a adaptação de uma banda-desenhada - neste caso da personagem da DC Comics que é o primeiro super-herói da história - é feita de uma forma séria e realista. Christopher Reeve tornar-se-ia o rosto do Super-Homem, num filme contou ainda com dois grandes atores: Marlon Brando (o pai kriptoniano do protagonista) e Gene Hackman (no papel do vilão Lex Luthor). Rendeu uns estrondosos 300 milhões de dólares (275 milhões de euros). Reeve protagonizou ainda mais três filmes até 1987 e foi preciso esperar até 2006 para ver um renascimento da saga, mas este é que ficou para a história. Como diziam os cartazes na altura, "você vai acreditar que um homem pode voar".
[youtube:XWHyvubVdPA]
1. Batman: O Cavaleiro das Trevas
Em 2005, Christopher Nolan reinventa Batman, mas é o filme de 2008, "O Cavaleiro das Trevas", que demonstra que o super-herói entrava definitivamente numa nova era cinematográfica. O regresso de Joker era muito aguardado, visto ter sido com este vilão que tudo tinha começado em 1989, nas mãos de Tim Burton e na pela de Jack Nicholson. Desta vez, Heath Ledger assumiu a responsabilidade da personagem. A expectativa ainda aumentou quando o ator morreu antes de terminar as filmagens. Inevitavelmente, Joker quase parecia tornar-se na personagem principal. Christian Bale comprovou ser um Batman irrepreensível e para muitos fãs, o melhor de todos os que já representaram o super-herói. Mas Ledger fez uma interpretação memorável que lhe rendeu o Óscar a título póstumo. O filme ultrapassou o mil milhão de dólares (919 milhões de euros) em receitas.
[youtube:5y2szViJlaY]