10 factos sobre o casamento de Madalena da Suécia

A filha mais nova dos reis da Suécia, Carlos Gustavo e Sílvia, dá o "sim" ao norte-americano Christopher O'Neill, amanhã, às 16.00, na capela do palácio real de Estocolmo, a que se segue um cortejo pelas ruas da capital sueca. Hoje, os soberanos oferecem um jantar privado para convidados especiais.
Publicado a
Atualizado a

1. A princesa Madalena Teresa Amélia Josefina, duquesa de Haslingland e Gastrikland, usará um vestido desenhado pelo costureiro italiano Valentino na cerimónia. Casa-se dois dias antes de fazer 31 anos.

2. O Grand Hôtel de Estocolmo será o palco da despedida de solteiros de Madalena e Christopher O'Neill oferecido pelos reis da Suécia aos convidados da festa, entre eles representantes de várias casas reais europeias, como Haakon e Mette Marit da Noruega e a princesa Marta Luísa e o marido Ari Behn, Frederik e Mary da Dinamarca, os hendeiros do grão-ducado do Luxemburgo, Guiherme e Stéphanie, os condes de Wessex, Eduardo e Sophie, em representação da Grã-Bretanha, e Charlene do Mónaco.

3. A lista de convidados do casamento real, o único que se realiza este ano na Europa, é extensa mas com poucos convidados de primeira linha e ausências de peso como os reis da Holanda ou os príncipes das Astúrias. Filipe de Espanha e Letizia não estarão presentes no enlace, o que, segundo a imprensa espanhola se explica por Madalena, filha mais nova de Carlos Gustavo e Silvia, não ser a primeira na linha de sucessão ao trono da Suécia. É a quarta, atrás da irmã Victoria, a sobrinha Estelle Silvia, e o irmão Carl Philip.

4. O casamento terá lugar na capela do palácio real de Estocolmo. A princesa postou uma fotografia dos preparativos na sua página oficial no Facebook. Será celebrado pelo bispo emérito Lars-Göran Lönnermark e pelo vicário Michael Bjerkhagen. Será disparada uma salva de 21 tiros de canhão, com intervalos de 5 segundos.

5. Depois de casados, Madalena e Christopher O'Neill fazem um passeio pelas ruas de Estocolmo na mesma carruagem usada pelos avós paternos, os pais e pela irmã, Victoria, quando se casaram. O cortejo termina em Evert Taubes, junto ao rio. As ruas estarão fechadas ao trânsito e mais vigiadas do que nunca após os incidentes que tiveram lugar em Estocolmo há umas semanas com motins pelas ruas. Segundo o "The Guardian", o país que faz da igualdade uma bandeira, um terço dos jovens entre os 16 e os 29 anos não tem trabalho e é também o país da lista da OCDE em que o fosso entre ricos e pobres mais tem crescido nos últimos anos (ainda que a pobreza seja pouco comum).

6. O copo d'água é servido no palácio de Drottningholm. Os noivos, e convidados, chegarão ao local a bordo do S/S Estocolmo, um barco construído em 1931 e renovado ao estilo art déco. Segundo a casa real, os recém-casados e os convidados devem chegar ao local cerca das 18.30. O jantar é assinado pelo chef Stefano Catenacci, que já foi responsável por outros eventos dos soberanos suecos.

8. Os noivos pediram que os presentes de casamento fossem feitos em donativos para a Fundação My Big Day ou Fundação World Childhood, local de trabalho da princesa. Ainda assim, deixaram uma morada para onde deveriam ser enviadas prendas.

9. A princesa Madalena foi mandada parar pela polícia na terça-feira por conduzir na faixa destinada aos transportes públicos. Foi multada em 1000 coroas (114 euros), segundo a Fox News, citando o jornal sueco Aftonbladet. Só o pai da princesa pode conduzir nesta faixa, de acordo com a lei do país, embora um porta-voz do tribunal tenha dito também que o polícia em causa não reparou que a princesa tinha uma licença especial para conduzir nestas faixas.

10. Chris O'Neill -- como é tratado pela princesa -- participou no dia nacional da Suécia, que se comemorou na quinta-feira, um momento em que toda a família real se junta. Para os fotógrafos de serviço foi um dia em cheio com várias demonstrações públicas de afeto do casal.

10. O noivado foi tornado público no dia 25 de outubro de 2012. Madalena e Chris O'Neill conheceram-se em Nova Iorque e é lá que vão continuar a viver, segundo a própria princesa, que desenvolve a sua atividade profissional ao serviço da fundação World Childhood.O futuro marido da princesa dispensou o título de príncipe e pretende manter a dupla cidadania norte-americana e britânica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt