09. S. Martinho do Porto

Uma bela caminhada junto ao mar
Publicado a
Atualizado a

São perto de dois quilómetros de areal, forrando o interior de uma baía protegida do mar por um muro rochoso com uma entrada a meio. À baía chama-se-lhe "concha" (pela forma que tem) e corresponde ao que resta de uma antiga penetração do mar cujas águas em tempos chegavam a Alfeizerão.

Quebrada pelas rochas, a força do oceano chega ao areal amansada, em pequenas ondas. De pés molhados, cruzar a baía desde o cais de São Martinho até chegar a Salir do Porto (que agora vai acolher uma nova piscina), parar e regressar algum tempo depois, é programa que muitos guardam para as primeiras horas da manhã ou final de tarde. Bom desafio sendo o de, a cada dia, escolher a banda sonora ideal para, com música no bolso e auscultadores nos ouvidos, acompanhar o percurso com o ambiente sonoro certo.

Esta é uma praia familiar, com aglomerados de gente arrumados onde os hábitos de anos fixaram lugares habituais. Não faltam bares nem restaurantes por perto. E não há manhã que não comece na Concha, ao sabor de uma trança.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt