'Whisky' pisca o olho a Passos Coelho e Seguro
A nova campanha publicitária da marca de whisky The Famous Grouse, que pretende publicitar a personalização de rótulos das garrafas com um nome, a nível mundial, pode ser vista por cá como um piscar de olho ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e ao líder do PS, António José Seguro. "The Famous Tozé" e "The Famous Pedro", podem ler-se numa das imagens da campanha.
Uma postura semelhante à que a marca portuguesa Licor Beirão tomou há dois anos. Na campanha de Natal de 2011, os protagonistas foram Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, que nas imagens recebem uma garrafa cada e um cartão que diz "Portugal está a dar o seu melhor. Boas-Festas!".
Carlos Coelho, especialista em marcas, diz que esta estratégia só funciona em alguns casos. "As empresas sabem que a política é um terreno perigoso. As marcas mais abrangentes evitam entrar nestes territórios, enquanto as que são de nicho procuram-nos para obter mais espaço, têm menos a perder. O único bem é esse, dar notoriedade, viralidade, conseguir que se escrevam notícias, mas isso não é necessariamente bom", diz o presidente da Ivity Brand Corp.
Ricardo Miranda, criador de brand voice da agência Brandia Central, frisa que o novo anúncio é "divertido". "Faz sentido. Um whisky está num ambiente ao qual a política está associada. Toma-se a seguir às refeições, para conversar, negociar, discutir política. E depois a marca tem como símbolo aquela perdiz, que já de si tem uma herança genética cómica, o que lhe dá maior legitimidade para fazer estas brincadeiras", acrescenta.